Colorados organizam 'red block' para proteger Beira-Rio de protestos

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Wesley Santos/Agência PressDigital

    Estádio receberá presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira e pode ser palco de protestos

    Estádio receberá presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira e pode ser palco de protestos

Torcedores do Internacional se mobilizam pela internet para proteger o Beira-Rio. Após o Bloco de Luta pelo Transporte Público anunciar um protesto para a próxima quinta-feira, dia da visita da presidente Dilma Rousseff ao estádio, os colorados criaram um grupo que pretende criar um cordão de isolamento humano no local.

O movimento recebeu o apelido, dos próprios participantes, de 'Red Block'. Um misto de influência e paródia dos grupos que tomaram conta das ruas do país em junho de 2013, mas nasceram na década de 1980, na Europa.

A organização ocorre por meio do Facebook, com um evento chamado de 'Gigante Blindado'. Nas postagens, o grupo convoca os torcedores para defender de forma pacífica o estádio – na fase final de sua reforma.

O plano é inibir uma investida do Bloco de Luta ao estádio. Também pela rede social, o grupo que defende melhorias no transporte público criou um evento denominado "Não vai ter Copa, vai ter luta". Na manhã desta terça, a página do movimento divulgou uma nota sobre o protesto de quinta e o Beira-Rio.

"O local de início e termino do ato ainda não foi divulgado, como escrito na descrição. Ou seja, não é nossa intenção depredar o Beira-Rio, como alguns estão sugerindo", diz o post. "Isso não tem nada a ver com o clube, e sim com o gerenciamento da Copa, feito pela Fifa e pelos governos federal, estadual e municipal", acrescentou.

A visita de Dilma Rousseff marcará a reinauguração oficial do Beira-Rio. A presidenta também é aguardada para ajudar no fim do impasse sobre as verbas para construção de estruturas temporárias no entorno do estádio.

Nesta terça-feira pela manhã, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke visitou o estádio e elogiou o local. Mas sem nenhum avanço sobre as estruturas complementares, o francês cancelou a entrevista coletiva.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos