Noveletto desiste de candidatura à CBF e pede dinheiro para federações

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • Vanderlei Faria/Divulgação prefeitura de Cascavel

    Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, não conseguiu apoio de federações

    Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, não conseguiu apoio de federações

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, já admite que não há como formar chapa de oposição eleição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Em janeiro, o cartola se lançou como candidato ao pleito que acontecerá em abril. Na última sexta-feira, o UOL Esporte revelou que Marco Polo Del Nero já tem apoio de pelo menos 23 das 27 federações estaduais de futebol, o que impossibilitaria qualquer outra chapa no pleito

"Meu principal objetivo é ajudar o futebol. Abro mão da candidatura. Vaidade para mim é segundo plano", afirmou o cartola ao UOL Esporte.

Para lançar uma chapa no pleito da CBF é preciso o apoio formal de oito federações e cinco clubes, segundo regra descrita no estatuto da entidade. Del Nero já tem assinatura de mais de 20 presidentes das entidades estaduais, o que impossibilita qualquer outro pretendente a se candidatar.

Novelleto diz que começará uma campanha para que a CBF aumente o repasse para as federações estaduais. A ideia do cartola é que a entidade separe 20% da sua arrecadação para ser investido em estrutura do futebol nos estados. Segundo ele, com isso, os repasses, que hoje chegam a R$ 100 mil por mês seriam reajustados em mais de 150%.

"Não é nada que eu estou criando, já é feito pelo Governo Federal aos Estados", diz Novelleto.  

O dirigente foi anunciado como nome da oposição no final de janeiro, após Andrés Sanchez, que também tinha interesse de se candidatar, abrir mão e anunciar apoio ao gaúcho.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos