Ainda dá tempo de comprar ingresso para ver o Brasil na Copa. Saiba como

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Torcedores que perderam o prazo para solicitação de ingressos da Copa do Mundo de 2014 ainda têm uma chance de fazer um pedido e concorrer, em sorteio, por uma entrada do Mundial. Até sexta-feira, às 9h (horário de Brasília), o site da Fifa está aberto a solicitações de bilhetes reservados exclusivamente a torcedores interessados em ver jogos de uma seleção específica. Nesta fase de venda de ingressos, é possível inclusive concorrer a entradas para os jogos do Brasil na primeira fase da Copa e também para as partidas da seleção na fase eliminatória, caso ela se classifique.

O processo de compra desses ingressos é bem parecido com o da venda geral de bilhetes. A diferença essencial é que, ao acessar página de ingressos no site da Fifa (www.fifa.com/ingressos), o torcedor deve registrar-se na área indicada com "ingressos para apoiar sua equipe nacional". Na mesma página, existe um botão para compra de "ingressos para o público geral". Se o torcedor acessar essa segunda área, ele não poderá efetuar nenhum pedido pois o período de vendas está fechado. Reabrirá no mês de março.

Já quando o torcedor acessar o site dedicado a venda de ingressos específicos para jogos de uma seleção, logo será levado para uma página em que ele deve indicar o time para qual vai torcer. Para comprar ingressos para jogos do Brasil, por exemplo, o torcedor deve ser nativo ou residir no país.

Já se um torcedor brasileiro tiver nacionalidade italiana, ainda por exemplo, ele também poderá comprar ingressos para jogos da Itália. Ressalta-se, porém, que ele terá que optar: se pedir entradas para jogos do Brasil, não pode pedir para jogos da Itália, e vice-versa. A opção do torcedor ficará registrada em seu cadastro no sistema da Fifa.

Registrada a opção para qual seleção o interessado em ingressos vai torcer, ele segue para a página de encomenda das entradas. Bilhetes para todos os jogos de cada seleção estarão disponíveis. No caso do Brasil, o site da Fifa indica que a demanda pelos bilhetes é alta em todas as partidas. Mesmo assim, é possível pedir as entradas.

Ainda no caso do Brasil, é possível fazer pedido de ingressos para as partidas para a quais a seleção ainda nem está classificada. Esses ingressos também aparecem como de alta demanda, o que indica que a disputa por eles será grande.

Sorteio indefinido

De acordo com a entidade máxima do futebol, quem solicitar ingressos por meio da seção para torcedores nacionais terá de aguardar o resultado de um sorteio para saber se conseguirá concretizar sua compra. Cada partida da Copa terá 16% de seus lugares reservados a torcedores nacionais (8% para cada seleção). Se houve mais interessados em ingressos do que entradas disponíveis, haverá sorteio para definir quem ficará com os bilhetes.

Esse sorteio, porém, ainda tem suas condições não totalmente definidas já que as 32 confederações que terão times na Copa têm direito de influenciar essa escolha. Procurada pelo UOL Esporte, a Fifa explicou que algumas confederações (da Alemanha, Inglaterra e Holanda, por exemplo) têm programas de fã-clube oficiais. Neste caso, essas entidades podem usar o cadastro desse programa para definir quem terá direito a compra dos ingressos reservados a torcedores nacionais. 

No caso dos ingressos para jogos da seleção brasileira, quem vai definir, junto com a Fifa, as regras para a venda será a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A entidade, questionada sobre o assunto na manhã desta terça-feira, informou que não vai influenciar na venda de ingressos da Copa do Mundo. A distribuição será definida por sorteio organizado pela Fifa, igual ao da venda geral de entradas.

Independentemente do resultado do sorteio, segundo a Fifa, cada pessoa que solicitar um ingresso específico para jogos de um seleção será avisada se conseguiu ou não efetuar a compra. Se o torcedor fizer a compra por cartão de crédito, o valor dos ingressos será debitado em sua fatura. Se comprar via boleto bancária, receberá o título para que seja pago.

Prejuízo na desclassificação

Vale ressaltar que, caso o torcedor faça um pedido de um ingresso para a fase de mata-mata da Copa do Mundo, pode ter prejuízo caso sua seleção não avance. A Fifa se compromete a devolver o valor do ingresso comprado e não utilizado. No entanto, pode reter até R$ 80 do torcedor para cobrir encargos e taxas bancárias. 

Outro ponto importante é que, na venda de ingressos para torcedores nacionais, não estão disponíveis as entradas da categoria 4. Os bilhetes mais baratos da Copa, reservados só a brasileiros, só podem ser adquiridos pela venda geral de entradas.

A venda geral reabre no dia 12 de março. Nesta data, ingressos serão postos a disposição de torcedores no site da Fifa por ordem de encomenda, ou seja, quem pedir primeiro leva. Essa fase vai até o dia 1º de abril. No dia 15 de abril, a Fifa abre os postos de retirada de ingressos nas 12 cidades-sede da Copa. A partir de então, a entidade passa a vender pelo site e presencialmente todas as entradas da Copa restantes, também por ordem de encomenda. Segundo a Fifa, devem estar disponíveis ingressos para jogos do Brasil.

No caso da venda de ingressos específicos para cada seleção, a Fifa alerta que não há previsão de abertura de novos períodos de venda. Segundo a entidade, a oportunidade aberta até sexta-feira é a única para a compra desse tipo de ingressos.

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos