Hóspedes relatam revista da polícia em todos os quartos de hotel invadido

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Um dos momentos mais tensos do confronto entre manifestantes e policiais no protesto contra a Copa do Mundo, neste sábado em São Paulo, a invasão de um hotel na rua Augusta assustou hóspedes e funcionários que estavam no local. Em relatos à reportagem do UOL Esporte, testemunhas descreveram a fuga dos manifestantes, entre eles integrantes dos black blocs, e a ação da Polícia Militar.

Um grupo de pelo menos 60 jovens fugiu após depredar uma concessionária, uma agência bancária e carros na rua Augusta. Por volta das 20h, os manifestantes entraram no hotel Linson.   

"Foi mais um susto na hora que eles entraram. A gente não sabia o que eles queriam. Mas estavam só fugindo mesmo, não houve quebra-quebra aqui", afirmou um funcionário do hotel, que pediu para não ser identificado.

Os policiais militares entraram no estabelecimento logo após a fuga.

"Foi tenso. Eu estava no quarto e ouvi barulho de gritos, pessoas batendo nas portas. Desci para ver o que era e a polícia já estava no saguão. Teve tiros, mas acho que foi de borracha", afirmou a hóspede Majorie Marchi.

Segundo ela, os policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar revistaram todos os 27 quartos que estavam ocupados no hotel. "Eles pediram para a gente abrir a porta e entraram atrás dos manifestantes", conta.

A ocupação do hotel durou aproximadamente quatro horas, até os manifestantes serem capturados e levados para a 78º DP (Delegacia de Polícia) do bairro Jardins, para onde foram todos os 138 detidos nos protestos deste sábado em São Paulo. Na madrugada deste domingo, eles foram liberados.

  • Manifestantes capturados dentro de hotel

A reportagem do UOL Esporte tentou falar com o gerente do hotel, mas funcionários afirmaram que ele só pronunciaria nesta segunda-feira. Neste domingo, o estabelecimento estava aberto ao público e funcionando normalmente. 


Confrontos e carro queimado
O que começou como um protesto pacífico, acabou em quebra-quebra e com mais de uma centena de detidos em São Paulo. A manifestação deste sábado fez parte de uma série de atos em todo o país contra a organização da Copa do Mundo no país.

Na capital paulista, houve confronto com a polícia na região do Teatro Municipal, na rua Augusta e em outros pontos do centro da cidade.

Segundo a Polícia Militar, os manifestantes queimaram um Fusca na rua da Consolação. Ainda na Augusta, clientes de alguns bares se irritaram com a situação, atiraram garrafas contra os manifestantes em um novo princípio de confusão.

Para tentar terminar com o confronto, o Batalhão do Choque da PM desceu a rua Augusta e os vândalos jogaram rojões contra os policiais.

O primeiro momento de tensão aconteceu na rua Barão de Itapetininga, na região central de São Paulo. Apesar do tumulto, a polícia preferiu não usar bombas de efeito moral e a confusão foi esvaziada pouco tempo depois.

Segundo a Polícia Militar, via Twitter, houve depredação na via e black blocs arremessaram bolas de gude e dois coquetéis molotov contra policiais militares ao serem impedidos de avançarem por uma barreira da tropa do choque. Por volta das 20h, eram 1,5 mil manifestantes.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos