Equador oficializa Viamão como sede e espera 10 mil torcedores na Copa

Do UOL, em Porto Alegre

  • Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA

    Autoridades de Viamão, Porto Alegre e do Estado estiveram presentes na assinatura do convênio

    Autoridades de Viamão, Porto Alegre e do Estado estiveram presentes na assinatura do convênio

A Federação Equatoriana de Futebol [FEF] assinou no início da tarde desta quarta-feira o contrato de convênio com a prefeitura de Viamão que prevê a permanência da seleção sul-americana na cidade da região metropolitana de Porto Alegre durante a Copa do Mundo 2014. Estiveram presentes na cerimônia realizada no Hotel Vila Ventura o presidente da FEF, Luis Chiriboga Acosta, o técnico Reinaldo Rueda e o coordenador de logística da instituição, Vinicio Luna, e autoridades do município e do Estado.

"Depois do sorteio, buscando alternativas de sedes, mas já havíamos analisado o que nos oferecia o Vila Ventura [local da concentração]. Haviam quatro fatores a serem analisados: a privacidade e tranquilidade, a mobilidade, localização em relação aos nossos jogos e a hospitalidade que tivemos neste um ano e meio de negociações", afirmou  Rueda.

A expectativa dos representantes da FEF é que aproximadamente quatro mil equatorianos passem pelo Rio Grande do Sul durante a preparação e o mundial. No Brasil, são esperados mais de 10 mil circulando pelas sedes de Curitiba, Distrito Federal e Rio de Janeiro, onde a seleção equatoriana irá atuar na primeira fase.

"Conhecia esse local por referência. Pelas informações que me passaram os que vieram conhecer Viamão. Vi que não estavam errados, pois escolhemos a melhor sede da Copa", afirmou o presidente Luis Acosta.

A expectativa da Federação é que a delegação desembarque em Porto Alegre – depois da viagem em voo fretado – nos dias 8 ou 9 de junho. Um jogo amistoso deve ser realizado no Rio Grande do Sul, porém, ainda não há a definição do local e do adversário.

O primeiro compromisso dos equatorianos pelo grupo E da Copa do Mundo está marcado para o dia 15, contra a Suíça, às 13h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Dia 20, às 19h, o Equador enfrenta a Honduras, na Arena da Baixa, em Curitiba. Cinco dias depois, os comandados de Rueda encaram a França, no Maracanã, às 17h.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos