Resort que receberá Itália na Copa do Mundo tem safári, globais e boleiros

Rodrigo Paradella

Do UOL, em Mangaratiba (RJ)

No que depender do resort em Mangaratiba, cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro, onde ficará hospedada a Itália para a Copa do Mundo, privacidade e opções de lazer nas horas vagas não faltarão aos integrantes da delegação do país europeu para a competição. Balottelli e companhia terão à disposição todo o complexo do hotel Portobello, que envolve um safári, uma praia particular, entre outros atrativos. O local é frequentado por globais como o casal William Bonner e Fátima Bernardes e também por boleiros como Edmundo, Zico e Emerson Sheik, que tem até mesmo uma casa no local.

O hotel é o mesmo onde está hospedado o Fluminense para sua pré-temporada deste ano, tendo até mesmo já recebido o Tricolor em outras oportunidades, como em 2012. O time das Laranjeiras, no entanto, convive com um problema que a Itália não terá durante sua passagem pelo resort: o frequente assédio dos outros hóspedes.

Isso porque, enquanto o Fluminense realiza sua preparação com um hotel lotado em plena alta temporada de verão, a federação italiana alugará todos os 152 quartos do resort. O investimento é considerável, uma vez que, em dias de baixa temporada, o hotel cobra R$ 690 em seus quartos mais modestos; os mais caros chegam a R$ 1.720 por dia. Os europeus reservaram o resort entre os dias 5 de junho e 14 de julho deste ano, ou seja, pouco mais de um mês.

Nem mesmo os famosos donos de casa no local terão acesso às acomodações dos italianos. Proprietários ilustres como o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o jogador Emerson Sheik e a apresentadora da TV Globo Regina Casé, terão sua movimentação no complexo restringida. Eles não poderão se aproximar da hospedagem onde ficarão os atletas europeus.

A expectativa, portanto, é que o hotel fique relativamente vazio durante a passagem dos italianos por Mangaratiba, já que dificilmente todos os quartos serão preenchidos por integrantes da delegação. Imprensa e parentes de jogadores não ficarão no resort, mas, em sua maioria, hospedados em um outro hotel de luxo, localizado a cerca de 15 minutos de carro do Portobello.

Quanto ao campo — setor do hotel em que passarão boa parte do tempo os hóspedes ilustres –, a promessa é de qualidade comparável ao dos estádios da Copa do Mundo. A empresa que cuida do campo é a Greenleaf, responsável por Maracanã e Engenhão, por exemplo.

O gramado atual, no entanto, será trocado pela empresa assim que o Fluminense deixar o local, no dia 18 de janeiro. O motivo é uma exigência da federação italiana, que não gostou do estado do campo em uma visita recente ao local. A grama está ressecada por conta das poucas chuvas nos últimos dias e a irrigação deficiente.

Resort contratará funcionários que falem italiano

Um dos desafios encarados pelo resort para receber a Itália com um bom serviço é a questão da língua. Mesmo se tratando de um hotel de luxo, o Portobello não dispõe de funcionários que falem italiano em número adequado para a tarefa e, portanto, terá de contratar colaboradores temporários para o período, como intérpretes, por exemplo.

"Esse acordo [com a Itália] foi fechado recentemente, então seis meses seria muito pouco tempo para que nossos funcionários aprendessem a falar italiano, por exemplo. Por isso vamos trazer algumas pessoas, só estamos estudando quantas", explicou o gerente operacional do hotel, Ricardo Rodrigues, ao UOL Esporte.

A maior parte do público que hoje frequenta o hotel é formada por brasileiros abastados, como o casal William Bonner e Fátima Bernardes, assim como o governador Sérgio Cabral, que tem uma casa no condomínio no complexo do resort. Por isso mesmo, a maior parte das sinalizações estão em português, sem tradução nem mesmo para o inglês.

Opções de lazer são safári, praia particular e lanchas

Se quiserem curtir alguma das folgas que devem ter no período de preparação para a Copa do Mundo, os jogadores da Itália terão a disposição uma praia particular, um safári e uma marina dentro do hotel, onde é possível fazer passeios de lancha e jet ski.

O safári costuma ser uma das áreas mais concorridas do hotel. Em uma das passagens do Fluminense pelo resort, o atacante Fred chegou a se aventurar no passeio entre animais como zebras e dromedários em uma área de cerca de 300 mil metros quadrados.

Já a praia particular fica exatamente em frente ao lobby do hotel, próxima da recepção e dos bares do resort. É uma opção para os italianos prestigiarem o litoral brasileiro, já que seriam alvo de muito assédio nas praias de Mangaratiba, uma cidade com cerca de 40 mil habitantes e com raro contato com estrelas do esporte internacional.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos