Cuiabá quer abrir arena em fevereiro e receber Fla x Corinthians em março

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Confira o andamento das obras da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Veja Álbum de fotos

O governo de Mato Grosso já traçou um plano para testar a Arena Pantanal, em Cuiabá, antes da Copa do Mundo de 2014. O Estado pretende realizar os primeiros jogos no estádio em fevereiro e, em março, promover um jogo amistoso entre Flamengo e Corinthians no local para verificar as reais condições do estádio.

A Arena Pantanal ainda está em obras. O estádio está cerca de 90% pronto, segundo a Secopa-MT (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso). A data de inauguração do local ainda não está confirmada. Segundo o próprio governo, ela ainda depende do andamento da construção e da agenda de presidente Dilma Rousseff, esperada para o evento.

Fato é que o plano do governo de Mato Grosso é realizar no dia 16 de fevereiro um torneio quadrangular com times locais para inaugurar a Arena Pantanal aos torcedores. O campeonato de um dia só é uma promessa da administração estadual aos dirigentes de clubes mato-grossenses.

Cerca de um mês depois, a ideia é promover uma partida amistosa entre dois grandes clubes. Flamengo e Corinthians são favoritos para o jogo-teste já que ambos têm grande torcida entre a população do Estado de Mato Grosso.

A administração do estádio, inclusive, já entrou em contato com os dois times e recebeu uma resposta positiva em um primeiro momento. As partes pretendem retomar as conversas na próxima semana para definir uma data que não comprometa a programação dos times e um possível cachê para Corinthians e Flamengo.

A Secopa-MT confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, o plano do quadrangular com times locais e do amistoso em março. O órgão ressaltou, porém, que a negociação com Flamengo e Corinthians ainda está fase inicial. Nada foi oficialmente acordado.

Na Copa do Mundo, a Arena Pantanal receberá quatro jogos, todos da primeira fase - Chile x Austrália, Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Japão x Colômbia. O estádio terá capacidade para 43 mil torcedores e está orçado em R$ 570 milhões.

Caso a negociação se confirme, esta não será a primeira vez que o Flamengo atuará em um estádio da Copa do Mundo fora do Rio de Janeiro. Em maio de 2013, o Rubro-negro carioca encarou o Santos no Mané Garrincha, em Brasília, antes da Copa das Confederações. A partida também funcionou como uma espécie de teste para os grandes eventos.

O Corinthians, por sua vez, ainda não teve tal oportunidade. O time, porém, verá sua própria casa – Itaquerão – sendo usada na Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos