Cuiabá quer abrir arena em fevereiro e receber Fla x Corinthians em março
Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
O governo de Mato Grosso já traçou um plano para testar a Arena Pantanal, em Cuiabá, antes da Copa do Mundo de 2014. O Estado pretende realizar os primeiros jogos no estádio em fevereiro e, em março, promover um jogo amistoso entre Flamengo e Corinthians no local para verificar as reais condições do estádio.
A Arena Pantanal ainda está em obras. O estádio está cerca de 90% pronto, segundo a Secopa-MT (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso). A data de inauguração do local ainda não está confirmada. Segundo o próprio governo, ela ainda depende do andamento da construção e da agenda de presidente Dilma Rousseff, esperada para o evento.
Fato é que o plano do governo de Mato Grosso é realizar no dia 16 de fevereiro um torneio quadrangular com times locais para inaugurar a Arena Pantanal aos torcedores. O campeonato de um dia só é uma promessa da administração estadual aos dirigentes de clubes mato-grossenses.
Cerca de um mês depois, a ideia é promover uma partida amistosa entre dois grandes clubes. Flamengo e Corinthians são favoritos para o jogo-teste já que ambos têm grande torcida entre a população do Estado de Mato Grosso.
A administração do estádio, inclusive, já entrou em contato com os dois times e recebeu uma resposta positiva em um primeiro momento. As partes pretendem retomar as conversas na próxima semana para definir uma data que não comprometa a programação dos times e um possível cachê para Corinthians e Flamengo.
A Secopa-MT confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, o plano do quadrangular com times locais e do amistoso em março. O órgão ressaltou, porém, que a negociação com Flamengo e Corinthians ainda está fase inicial. Nada foi oficialmente acordado.
Na Copa do Mundo, a Arena Pantanal receberá quatro jogos, todos da primeira fase - Chile x Austrália, Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Japão x Colômbia. O estádio terá capacidade para 43 mil torcedores e está orçado em R$ 570 milhões.
Caso a negociação se confirme, esta não será a primeira vez que o Flamengo atuará em um estádio da Copa do Mundo fora do Rio de Janeiro. Em maio de 2013, o Rubro-negro carioca encarou o Santos no Mané Garrincha, em Brasília, antes da Copa das Confederações. A partida também funcionou como uma espécie de teste para os grandes eventos.
O Corinthians, por sua vez, ainda não teve tal oportunidade. O time, porém, verá sua própria casa – Itaquerão – sendo usada na Copa do Mundo.
Estádios da Copa iniciam 2014 em obras e rompem prazo dado pela Fifa
Mercado inflacionado dificulta vida de clubes brasileiros no fim do ano
Corinthians defende título de 'campeão dos clássicos' paulistas em 2014
Grandes do Rio miram pagar dívidas e ficam sem reforços de peso em 2014 




