Janela europeia de inverno é esperança para goleiros top "encalhados"

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (ING)

  • AFP PHOTO / JUAN BARRETO

    Julio Cesar com a camisa de Casillas; ambos podem trocar de clube na janela

    Julio Cesar com a camisa de Casillas; ambos podem trocar de clube na janela

Apontadas invariavelmente entre as seleções favoritas ao título da Copa do Mundo de 2014, Brasil, Argentina e Espanha têm em comum também a incômoda situação de seus goleiros: titulares de seus países, Júlio Cesar, Sergio Romero e Iker Casillas vivem situação oposta nos clubes e são alguns dos jogadores mais interessados em mudar de empregador na janela de inverno de transferências do futebol europeu, que abre neste 1º de janeiro e dura até o dia 31. 

Apesar do apoio de seus treinadores nas seleções, o trio sabe que a falta de minutos poderá minar o que hoje soa como endosso incondicional. Dos três, Júlio Cesar é que está numa situação mais complicada. Desde junho, og goleiro do Queen's Park Rangers, da Inglaterra, diputou apenas oito partidas, todas elas pela seleção (os cinco jogos da Copa das Confederações e os amistosos contra Austrália, Portugal e Chile).

No clube, sua última aparição foi em abril e desde então ele sequer tem sido relacionado para os jogos. O treinador do QPR, Harry Redknapp, já disse publicamente que não impedirá a saída do brasileiro. O maior problema é o fato de Cesar ter salários altos – um dos incentivos que o pequeno clube de Londres encontrou para tirá-lo da Internazionale em agosto do ano passado.

Embora Felipão tenha garantido em setembro que o ex-flamenguista será um dos três goleiros do Brasil no Mundial, o jogador poderá ver sua titularidade ameaçada pela falta de ritmo de jogo. Além da mesma Inter, o Schalke 04, da Alemanha, e o Manchester City teriam sondado o goleiro nas últimas semanas. No caso da equipe inglesa, porém, ele poderá ter a concorrência de Casillas. 

Barrado no Real Madrid numa combinação de má forma técnica e queda-de-braço com o então treinador do clube, o português José Mourinho, o goleiro espanhol esteve no banco em todas as 17 partidas do time na Liga Espanhola nesta temporada, perdendo a posição para Diego Lopez, contratado às pressas ao Sevilla no ano passado para, ironicamente, substituir o lesionado Casillas. Curiosamente, na seleção, o jogador do Real é titular e Lopez sequer tem sido chamado por Vicente Del Bosque.

Sua insatisfação com a reserva e os rumores sobre a saída de um jogador formado no Real e ídolo da torcida, além de uma liderança no elenco,  levaram o clube a ''promovê-lo" a titular na Liga dos Campeões como forma de alisar o ego. No entanto, o chileno Marcelo  Pellegrini, que treinou Casillas no Real e hoje comanda o City, pode usar o poder de fogo financeiro da equipe inglesa para atrair o goleiro. A recente crise de confiança do titular do City, Joe Hart, convenceu Pellegrini da necessidade de um outro goleiro de nível no elenco. Outra posto que tanto Casillas quanto Cesar podem disputar é o Arsenal.

Já Sergio Romero foi uma das contratações que o recém-promovido Mônaco fez para rivalizar com o PSG na Liga Francesa. De propriedade do bilionário russo Dmitry Rybolovlev, o Mônaco gastou mais de 160 milhões de euros com jogadores, mas levou o argentino por empréstimo junto à Sampdoria, da Itália. No entanto, o treinador do Mônaco, Claudio Ranieri, deu ao jogador apenas uma oportunidade, numa partida da Copa da Liga Francesa, privilegiando o croata Danijel Subasic. Na Itália, fala-se do interesse do Roma por Romero, que tem 43 jogos como titular da seleção Argentina.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos