Cobertura do novo Beira-Rio ficará pronta após data de entrega da obra

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

O Internacional garante que terá a chave do Beira-Rio no dia 31 de dezembro, conforme contrato firmado com a construtora Andrade Gutierrez. Mas pequenos detalhes do estádio seguirão sendo ajustados. Um destes pontos é o acabamento da cobertura, justamente o charme da reforma e grande modificação na fotografia do local.

A cobertura do Beira-Rio é composta por três partes. A estrutura metálica e dois tipos de membrana: a opaca e também a membrana translúcida. Este último item ainda não começou a ser instalado e o cronograma indica que o processo se inicie após o Natal.

"Vamos instalar a membrana opaca até o dia 26 de dezembro. Depois passamos para a membrana translúcida, que é bem mais fácil de instalar. É um processo bem rápido mesmo. E a tendência é que nos primeiros dias de janeiro nós tenhamos concluído a instalação das membranas transparentes", disse Marcelo Flores, presidente da Brio – empresa criada para gerenciar o estádio após a reforma.

Inicialmente, o plano era instalar as duas membranas ao mesmo tempo. Mas os responsáveis pela reformulação do estádio preferiram priorizar o trabalho no material que requer mais tempo e esmero.

"Elas iriam paralelamente, mas estamos priorizando fazer o fechamento da opaca, que é mais visual. A membrana transparente você quase não vê. A membrana translúcida corresponde a 15% da cobertura. Os outros 85% ficam com a opaca, que já está bem avançada em sua instalação", comentou Flores.

Na semana passada, um grupo de operários que participa da instalação da membrana opaca reclamou das condições de trabalho. E ameaçou entrar em greve. Alguns foram demitidos, com argumento de baixo rendimento, e outros seguem nas atividades.

Perante os olhos da Fifa, os dias a mais de trabalho no Beira-Rio não irão configurar um atraso oficial. Em junho, o secretário-geral Jérôme Valcke já havia admitido que os estádios de Cuiabá, Manaus e Porto Alegre seriam entregues em meados de janeiro.

Palco de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio será reinaugurado oficialmente nos dias 5 e 6 de abril. Com um espetáculo e o amistoso diante do Peñarol. Antes, porém, o Internacional deve atuar em algumas rodadas do Gauchão já no estádio remodelado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos