CBF e o COL pediram redução de jogos em todos os estádios da Copa

Do UOL Esporte, na Costa do Sauípe*

  • NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

    Palco da final, o Maracanã só terá quatro jogos ao mês até a Copa do Mundo

    Palco da final, o Maracanã só terá quatro jogos ao mês até a Copa do Mundo

A CBF pediu a todos os estádios da Copa-2014 que restrinjam o uso de seus gramados durante o primeiro semestre de 2014, segundo informou o COL (Comitê Organizador Local). Até agora, tinha sido anunciada a limitação para o Maracanã, que terá uma diminuição das partidas.

O ofício da CBF - que é em tom de reivindicação, não de ordem - requisita menos jogos, mas não estabelece um limite, de acordo com o comitê. A Federação do Estado do Rio de Janeiro tinha falado em quatro jogos por mês. Assim, evitaria-se um desgaste excessivo da grama.

Os campos são uma preocupação da Fifa desde o início do planejamento do Mundial por conta dos problemas ocorridos na África do Sul. Por lá, houve tufos de grama que se soltaram além de campos muito secos e queimados pelo tempo seco e frio.

Por isso, a recomendação da Fifa foi a plantação de gramado enraizado nos estádios. Mas isso não foi seguido por três arenas, Maracanã, Arena Pernambuco e o Estádio Mané Garrincha, que utilizaram rolos. Um problema grave ocorre na Arena da Baixada, onde os atrasos de construção impedem o plantio da grama no local.

 *com reportagem de Rodrigo Mattos, José Ricardo Leite, Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Fernando Duarte

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos