Operários iniciam a instalação da membrana de cobertura do Beira-Rio
Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre
-
Jeremias Wernek/UOL
Membrana começou a ser instalada no módulo localizado onde ficava o antigo placar do Beira-Rio
Vinte de novembro de 2013, 10h. Data e hora que entram para a história do Internacional. Nesta quarta-feira pela manhã, uma dezena de operários iniciou a instalação da membrana que cobrirá todo o estádio Beira-Rio.
A primeira lona estendida fica próxima ao setor onde antigamente existia o placar do Beira-Rio. Mais perto da avenida Edvaldo Pereira Paiva do que da avenida Padre Cacique.
Desde o último sábado, alguns módulos da estrutura metálica já haviam recebido redes para auxiliar no processo de fixação.
A equipe responsável pela instalação é a mesma que trabalhou no Maracanã. O grupo de ucranianos deve acoplar de duas a três membranas por dia nas estruturas metálicas, que são divididas em 65 partes – chamadas de módulos.
Com uma coloração mais escura no momento da fixação, a membrana tem previsão de clareamento em um período de seis meses. Ela faz parte do ponto mais impactante na reforma do estádio inaugurado em 1969.
Primeiro por realizar o sonho da torcida, de ter enfim cobertura completa. E depois por permitir um efeito semelhante ao utilizado na Allianz Arena, do Bayern de Munique.
O projeto da cobertura prevê um sistema de iluminação na base dos módulos. As luzes serão capazes de alterar totalmente a cor externa do estádio. Tal qual ocorre na arena do poderoso time alemão. Ao todo, a membrana importada do país bávaro cobrirá 44 mil metros quadrados.
Palco de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, o Beira-Rio tem previsão de entrega oficial no próximo mês. Na segunda-feira, o Diário Oficial da União publicou contrato que garante R$ 7.085,000 para obras no entorno do estádio.