Autor do gol do "Maracanazzo", Ghiggia será homenageado no Uruguai
Do UOL, em São Paulo
Jogando na Jordânia, o Uruguai bateu a Jordânia por 5 a 0 no jogo de ida da repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, e se colocou muito perto de uma vaga na competição. Em situação confortável, os sul-americanos vão aproveitar a segunda partida, marcada para a próxima quarta-feira, para homenagear o ex-jogador Alcides Ghiggia.
Ghiggia foi o autor do gol que deu ao Uruguai ao título da Copa do Mundo de 1950. Ele marcou aos 34min da etapa final da vitória por 2 a 1 sobre o Brasil em pleno Maracanã.
Atualmente, Ghiggia é o único jogador vivo entre os que participaram da decisão de 1950. Ele será levado ao centro do gramado do estádio Centenario, em Montevidéu, antes do jogo contra a Jordânia.
A ideia da AUF (Associação Uruguaia de Futebol) é que todas as pessoas presentes no estádio gritem gol para homenagear Ghiggia. A homenagem está sendo tratada como a celebração que ele não ouviu em 1950 – como o estádio era dominado por brasileiros, o lance em que o uruguaio mandou a bola para as redes precedeu enorme silêncio.