Robinho volta à seleção após 2 anos; Lucas fica fora de amistosos
Pedro Ivo Almeida e Renan RodriguesDo UOL, no Rio de Janeiro
O atacante Robinho foi a principal novidade na lista de relacionados para os amistosos da seleção brasileira contra Honduras e Chile, amistosos que serão disputados em 16 e 19 de novembro, respectivamente, na América do Norte. O jogador do Milan retorna ao time nacional após pouco mais de dois anos. Sua última convocação havia sido em agosto de 2011.
Na ocasião, Robinho participou de amistoso contra a Alemanha, derrota por 3 a 2. Ele marcou um gol, de pênalti.
"Eu tenho bons amigos fora do Brasil e há muitos dias que a gente vem mantendo alguns contatos e observando os jogos do Milan. O Robinho praticamente sabia que ia ser convocado e o que eu espero dele é aquilo que ele tem: qualidade técnica e alegria em campo. Ele já jogou duas Copas, tem experiência. Não esqueçam que em 2002 alguns jogadores nas últimas convocações foram chamados e foram espetaculares. O Vampeta e o Edílson mostraram como se integra um grupo. Foram muito bem", declarou Felipão.
A lista dos relacionados desta quinta não apresentou o meia-atacante Lucas, que havia participado de todas as convocações de Felipão (exceto em listas apenas de atletas que jogavam no país).
O jogador do PSG teve fraca atuação como titular da seleção no último amistoso contra a Zâmbia, na Ásia. Alexandre Pato foi outro com atuação irregular diante da seleção de Zâmbia. O atacante corintiano também ficou fora da lista.
Confiante de que poderia retornar à seleção, Robinho cravou em junho ao Esporte Espetacular, da Rede Globo, que disputará a Copa do Mundo em 2014.
"A seleção está em aberto. Hoje não mereço estar na seleção, mas vai da minha capacidade. Sei que em 2014 estarei no grupo", arriscou o atacante.
Robinho chega para ocupar o lugar que deveria ser de Diego Costa. O atacante do Atlético de Madri renunciou ao chamado de Felipão alegando intenção de defender a seleção da Espanha.
Diego Costa estava convocado para os amistosos contra hondurenhos e chilenos, mas apresentou documento sinalizando sua preferência pela Espanha.
O amistoso contra Honduras acontecerá em Miami, nos Estados Unidos; já o duelo frente ao Chile ocorrerá em Toronto, no Canadá.
Quatro atletas já tinham seus nomes anunciados antes do comunicado feito por Felipão nesta quinta-feira. Daniel Alves, Hulk, Lucas Leiva e Marquinhos foram acionados com antecedência pela CBF para obtenção de vistos nos EUA.
GOLEIROS
Júlio Cesar (Queens Park Rangers)
Victor (Atlético-MG)
ZAGUEIROS
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Thiago Silva (PSG)
Marquinhos (PSG)
LATERAIS
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)
MEIAS
Hernanes (Lazio)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Lucas Leiva (Liverpool)
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)
ATACANTES
Hulk (Zenit)
Bernard (Shakhtar Donetsk)
Neymar (Barcelona)
Robinho (Milan)
Jô (Atlético-MG)