Valcke reclama de gramados e diz que Curitiba "precisa acelerar" obras

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/ME

    Obra da Arena da Baixada não "tem um minuto a perder", segundo secretário da Fifa

    Obra da Arena da Baixada não "tem um minuto a perder", segundo secretário da Fifa

Os gramados dos estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2014 foram o grande assunto na entrevista coletiva que encerrou mais uma viagem de inspeção a obras para o Mundial realizada pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Após visitar Porto Alegre e Cuiabá nesta semana e se reunir com membros do COL (Comitê Organizador Local) da Copa, Valcke chamou atenção dos administradores das novas arenas já usadas na Copa das Confederações e pediu atenção para a qualidade dos campos até torneio do ano que vem.

"Temos que zelar para que os gramados sejam de boa qualidade. O gramado tem que ser o melhor", disse o secretário da Fifa. "Vamos monitorar os gramados da Copa do Mundo de perto justamente para proteger a qualidade dos campos."

Na entrevista, Valcke não revelou quais são os estádios cujos gramados mais lhe preocupam. Só citou o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, como um dos que têm o pior campo hoje. Mesmo assim, disse que espera que tudo esteja dentro dos padrões estabelecidos pela entidade máxima do futebol até junho de 2014, quando começa o Mundial.

Valcke também disse não ter dúvidas sobre a conclusão das obras dos estádios da Copa a tempo. No entanto, lembrou que o prazo para entrega das obras termina em dezembro de 2013, e alguns estádios, como a Arena da Baixada, em Curitiba, precisam "acelerar processos". "Não há mais um minuto a perder", disse Valcke, sobre as obras em Curitiba.

Recentemente, o estádio do Atlético-PR teve de abandonar o projeto de instalação de uma cobertura retrátil para que pudesse estar pronto a tempo para a Copa do Mundo. Dias depois, a obra na arena foi embargada por causa da falta de segurança a operários.

Valcke disse que a Fifa e o COL estão cientes dos problemas e monitoram diariamente a situação do estádio. Segundo o secretário da Fifa, agora, a maior preocupação é garantir que haverá tempo hábil para instalação de todos os equipamentos de telecomunicação, segurança, etc.

O secretário da Fifa também citou a Arena Pantanal, de Cuiabá, como um dos estádios que precisam correr com as obras. Em compensação, afirmou que o andamento do Itaquerão, em São Paulo, está perfeito.

"Nós já tivemos problemas em São Paulo, mas hoje tudo está andando perfeitamente", disse Valcke. "Isso é prova de que, quando monitoramos de perto, as questões são resolvidas"

No caso dos gramados, o diretor executivo do COL, Ricardo Trade, afirmou que já foram definidas as datas de fechamentos dos estádios antes da Copa do Mundo. Trade, que também participou da entrevista coletiva desta quinta-feira, afirmou que não serão permitidas partidas de futebol em arenas do Mundial 21 dias antes do início do torneio. "Isso [a data do fechamento] já foi avisado às cidades."

O diretor do COL afirmou também que, antes da Copa do Mundo, todas as cidades-sede farão eventos testes acompanhados pelas equipes do comitê. Isso tende a acertar a operação das arenas.

Na entrevista desta tarde, foi anunciado que, em fevereiro, Florianópolis vai sediar um workshop de seleção da Copa. Representantes dos 32 times classificados para o torneio vão se reunir na capital de Santa Catarina para conhecer o regulamento do Mundial, esquema logística e segurança.

Também nesta quinta foi confirmado que serão utilizados nos jogos da Copa a mesma tecnologia usada na Copa das Confederações para tirar dúvidas sobre gols. Segundo Valcke, os testes feitos na Copa das Confederações foram bem sucedidos.

Obras na Arena da Baixada
Obras na Arena da Baixada

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos