"Plácido Domingo quer cantar na Copa de 2014", diz maestro venezuelano
Do UOL, em São Paulo *
-
Getty Images
Segundo maestro venezuelano, Plácido Domingo quer cantar na Copa do Mundo de 2014
Se depender da vontade dele, o tenor espanhol Plácido Domingo será uma das atrações musicais da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Segundo o maestro venezuelano José Antonio Abreu, o músico europeu expressou o desejo em agosto, durante o Festival de Salzburgo (Áustria).
"Quando acabou o último concerto do festival, Plácido manifestou desejo de cantar conosco na Copa do Mundo de 2014, no Brasil", disse Abreu, criador do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela. "Ele também quer dirigir os nossos meninos", completou o maestro.
O Sistema, como o projeto criado por Abreu é conhecido, iniciou suas atividades em 1975. Atualmente, a iniciativa social de música clássica abriga mais de 400 mil garotos.
Na última terça-feira, Abreu participou de um ato oficial com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. O mandatário nacional pediu que o maestro coordene um plano de inclusão social baseado em teatro e dança.
A ideia do governo venezuelano é que o novo plano siga os moldes do que Abreu criou com O Sistema. A iniciativa é uma das apostas do país sul-americano para reduzir o índice de assassinatos, que chegou a 16 mil no ano passado e atingiu 3,4 mil pessoas no primeiro semestre de 2013.
* Com agências internacionais