Fifa abre em 9 de setembro inscrições para voluntários da Copa do Mundo

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reprodução/Fifa

    As inscrições para voluntários da Fifa na Copa-2014 devem ser abertas no próximo mês de setembro

    As inscrições para voluntários da Fifa na Copa-2014 devem ser abertas no próximo mês de setembro

A Fifa vai abrir no próximo dia 9 o período de inscrições para o programa de voluntários da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL (Comitê Organizador Local) do Mundial de 2014, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

O programa será lançado em Cuiabá, uma das cidades-sede do torneio. De acordo com Ronaldo, para a Copa do Mundo, a Fifa buscará mais colaboradores que falem outras línguas, além do português.

"Na Copa das Confederações, 97% dos torcedores eram brasileiros. Então, não havia essa necessidade. Na Copa do Mundo, teremos muito argentinos, chilenos e americanos, precisamos de pessoas que falem outras línguas", explicou Ronaldo, em evento no Rio de Janeiro.

Na Copa das Confederações, 7 mil pessoas trabalharam voluntariamente na organização do torneio. Muitas delas, não falavam inglês nem espanhol, o que desagradou alguns turistas.

A entrevista da qual Ronaldo participou no Rio marcou o encerramento da primeira visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Brasil após a Copa das Confederações. De segunda a quinta, Valcke inspecionou obras em São Paulo, Curitiba e Manaus.

Após ver o andamento da construção de estádios e algumas obras de mobilidade, o secretário declarou que "não há dúvida de que a Copa do Mundo de 2014 será um sucesso". Afirmou que o início da venda dos ingressos confirmou as expectativas de interesse do público pelo evento e, mais, ratificou que todas as 12 sedes escaladas para receber jogos do Mundial participarão do torneio.

"Se estamos vendendo ingresso, é que todas as cidades estarão prontas", afirmou Valcke. "Se ainda existe alguma conversa de que alguma sede pode ser cortada no Brasil, essa conversa está encerrada para a Fifa."

Valcke afirmou também que a Fifa e o COL já estão negociando a criação de esquemas especiais de transporte aéreo para a Copa. Voos diretos entre cidades-sede serão alternativa para deslocamento de torcedores que assistiram aos jogos do torneio.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, informou que esse plano de transporte será trabalhado por vários órgãos do governo federal. Disse que o governo vai, inclusive, monitorar o preço de passagens para evitar abusos de companhias aéreas. Essa ação também será feita com hotéis. "Já temos acompanhado essa questão via Ministério da Justiça, como Cade (Conselho Administrativa de Defesa Econômica) e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)."

Questionado sobre uma possível preocupação com a segurança da Copa do Mundo, Rebelo minimizou a questão. Segundo ele, o fato de a população brasileira ser favorável à realização do evento no Brasil contribuirá para a segurança. "A Copa não estará protegida só pela segurança do Estado, estará protegida porque é um evento desejado pelo povo brasileiro", disse o ministro.

*Atualizada às 15h05

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos