Pego no doping, jogador do Taiti culpa remédio e rechaça contraprova

Do UOL, em São Paulo

  • Marcos Brindicci/Reuters

    23.jun.2013 - Andrés Scotti comete falta em Steevy Chong Hue durante a vitória por 8 a 0 do Uruguai sobre o Taiti na Arena Pernambuco pela Copa das Confederações

    23.jun.2013 - Andrés Scotti comete falta em Steevy Chong Hue durante a vitória por 8 a 0 do Uruguai sobre o Taiti na Arena Pernambuco pela Copa das Confederações

O jogador da seleção do Taiti que foi flagrado em exame antidoping realizado neste ano desistiu de fazer uma contraprova. O nome do atleta ainda é mantido em sigilo, mas ele admitiu ter ingerido uma substância ilícita e culpou um remédio para tratar um "resfriado persistente".

A confissão foi divulgada neste sábado pela FTF (Federação Taitiana de Futebol) em post na rede social Twitter. Segundo a entidade, o jogador tomou o remédio sem consultar os médicos da delegação e sem avisar ninguém.

O Taiti disputou três jogos na Copa das Confederações deste ano, com três reveses. O jogador flagrado testou positivo na derrota por 8 a 0 para o Uruguai, em Recife, no dia 23 de junho.

A Fifa anunciou no dia 31 de julho que um jogador do Taiti havia sido flagrado naquela partida. A FTF recebeu um prazo até 8 de agosto para dizer se recorreria, mas a entidade resolveu acatar a punição ao atleta.

O jogador já havia sido suspenso preventivamente por 30 dias. Agora, uma comissão da Fifa vai julgar o caso e decidir o futuro do atleta.

O Taiti entrou em campo contra o Uruguai com os seguintes atletas: Meriel, Vahirua, Ludivion, Caroine, Vallar, Aitamai, Chong Hue, Lorenzo Tehau, Jonathan Tehau, Simon e Hnanyine.