Brasil usa conceito de hierarquia para destronar os atuais campeões do mundo

Do UOL, em São Paulo

O Brasil venceu a Espanha com autoridade por 3 a 0 e ganhou o título da Copa das Confederações diante de um Maracanã lotado. Mas a conquista começou já na preleção, quando o conceito de hierarquia no futebol mundial foi trabalhado pela comissão técnica junto aos jogadores.

Após a vitória consumada, o goleiro Julio Cesar e o atacante Fred repetiram como uma espécie de mantra a ideia disseminada pelo coordenador técnico Carlos Alberto Parreira na preleção antes da partida: a de que o Brasil era hierarquicamente superior à Espanha na história do futebol.

"Com todo respeito à Espanha, que é uma grande seleção, vem encantando o mundo, mas o futebol tem uma hierarquia. O Brasil é cinco vezes campeão do mundo. Eles respeitam, mas não tiveram oportunidades de jogar com a gente em outras competições. Acima de tudo, agora eles sabem que jogar contra o Brasil não é fácil. Eles sabem que o Brasil é um adversário que eles vão querer driblar, não vão querer enfrentar na Copa", admitiu Julio Cesar.

O Brasil, pentacampeão do mundo, tem quatro títulos mundiais e quatro Copas das Confederações a mais do que a Espanha na história. Mas os espanhóis conquistaram a última Copa do Mundo e são tidos pela opinião pública como a melhor equipe do mundo.

O duelo deste domingo foi cercado de muita expectativa, pois Brasil e Espanha não se enfrentavam desde 1999, quando as seleções empataram sem gols. Para os espanhóis, era a oportunidade de 'fechar um ciclo' ao derrotar o país tido como o berço do futebol e conquistar a Copa das Confederações, única competição que faltava no currículo da geração vitoriosa de Iniesta, Xavi e cia.

Com o triunfo incontestável por 3 a 0, o Brasil conseguiu quebrar uma marca história: os espanhóis estavam há 29 jogos oficiais sem derrotas. O último revés da equipe espanhola havia sido para a Suíça, na primeira rodada da Copa do Mundo de 2010.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos