Juiz de Mazembe x Internacional vai apitar Brasil x Espanha

Do UOL, em São Paulo

  • AFP/Daniel Garcia

    Árbitro Bjoern Kuipers, da Holanda, durante partida entre Uruguai e Nigéria

    Árbitro Bjoern Kuipers, da Holanda, durante partida entre Uruguai e Nigéria

A Fifa anunciou nesta sexta-feira que o holandês Bjorn Kuipers será o árbitro da final da Copa das Confederações, entre Brasil x Espanha, no domingo, no Maracanã. O nome do árbitro não é conhecido, mas ele apitou uma partida que ficou na memória dos torcedores brasileiros.

Em 2010, ele comandou a semifinal do Mundial de Clubes da Fifa entre Internacional e Mazembe. O jogo terminou em 2 a 0 para os africanos. Foi a primeira derrota de um time sul-americano no torneio antes da decisão.

Na Copa das Confederações, ele trabalhou apenas em uma partida: Uruguai 2 x 1 Nigéria. Na partida, mostrou quatro cartões amarelos e marcou 27 faltas – duas a menos do que a média do torneio.

Para a decisão do terceiro lugar, entre Uruguai e Itália, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o escalado é o Djamel Haimodi, da Argélia.

O sonho é que ninguém lembre quem apitou após o jogo

Todo juiz de futebol sabe: se a torcida sai do estádio comentando o seu nome, é porque a arbitragem não foi boa. Pode ter sido uma falta não marcada, um pênalti que não existiu, cartões que deixaram de ser mostrados. Ou mesmo lances polêmicos em que o homem de preto acertou – mas contra a torcida da casa.

É tudo isso que Kuipers, quer evitar. "Meu sonho é ver que, quando terminar a final, ninguém se lembre de quem apitou". Ele irá comandar a partida ao lado dos também holandeses Sander van Roekel e Erwin Zeinstra.

Filho de árbitro e dono de um supermercado na Holanda, Kuipers começou a apitar aos 16 anos. É árbitro internacional desde 2006 e faz parte do grupo de elite da Fifa desde 2009. Apesar de dizer que está gostando do Brasil, não teve tempo de conhecer as cidades visitadas. "Em torneios como esse, não temos tempo para conhecer o país. Pela manhã, estamos sempre fazendo preparação física. À tarde, analisamos jogo. Não há tempo para turismo", explica.

Sobre a final, Kuipers foi pragmático. "O Maracanã estará lotado. E é um estádio emblemático. Brasil e Espanha são dois grandes países futebolísticos. Espero que o jogo corra sem problemas e com muito fair play".

A decisão da Copa das Confederações está marcada para 19h de domingo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos