'Caneta' e agarrões marcam as batalhas 'Luiz x Luís'

Fernando Duarte

Do UOL, em Salvador

  • REUTERS/Pablo La Rosa

    Suarez comemora gol pela Celeste: duelo contra David Luiz sai da Inglaterra e chega a BH

    Suarez comemora gol pela Celeste: duelo contra David Luiz sai da Inglaterra e chega a BH

O vídeo no YouTube tem pouco mais de 30 segundos, mas acumula meio milhão de acessos. Nenhum deve ter vindo do IP do computador de David Luiz, que na sequência em questão leva uma "caneta" de Luís Suarez numa partida entre Liverpool e Chelsea na temporada de 2011/12 da Liga Inglesa. Foi a primeira vez que Suarez enfrentou o clube londrino, e em outras três partidas ele marcou dois gols e jamais perdeu (duas vitórias e dois empates). No gramado do Mineirão, na próxima quarta-feira, o uruguaio e o brasileiro se enfrentarão pela primeira vez representando seus países, com o zagueiro esperando pela chance de rir por último.

Luiz x Luís será um duelo particular na semifinal da Copa das Confederações. Tanto pelo desenho tático das equipes de Luiz Felipe Scolari e Oscar Tabarez como pelas personalidades mais voláteis dos jogadores em questão – uma busca na internet mostra imediatamente uma imagem em que os dois parecem estar num tatame para lutar judô. Passionais, Luiz e Luís são jogadores que dificilmente passam despercebidos nos gramados do mundo, mas na Inglaterra se fazem notados com muito mais frequência. Mas por razões muito diferentes.

Voluntarioso taticamente, o zagueiro brasileiro provocou estranheza entre os ingleses quando foi visto se mandando para frente em partidas do Chelsea, o que levou o ex-lateral da seleção inglesa e comentarista de TV Gary Neville a dizer que Luiz parecia um "atleta virtual controlado por um menino de 10 anos". Em Stamford Bridge, porém, o brasileiro conquistou um espaço sem comparação com outros brasileiros que passaram pelo futebol inglês. Foi campeão europeu em 2012 e hoje vê torcedores usando perucas para homenagear seu penteado.

Recentemente, porém, foi criticado por ser flagrado dando uma risada para a câmera depois de ser atingido por uma entrada do lateral brasileiro Rafael, num clássico contra o Manchester United.

Suarez chegou ao Liverpool em janeiro de 2011, mesmo mês e ano que Luiz,  ainda marcado pela polêmica causada na Copa do Mundo da África do Sul, quando foi "goleiro" no último minuto da prorrogação da partida entre Uruguai e Gana, pelas quartas-de-final (foi expulso, mas comemorou loucamente à beira do campo quando o pênalti foi perdido por Asamoah Gyan). Ele conseguiu apagar o incidente da memória coletiva, mas não graças a esforços positivos: condenado por abuso racial contra o francês Patrice Evra, do Manchester United, pegou oito jogos de suspensão em novembro do ano passado.

DRIBLE DE LUIS SUAREZ EM CIMA DE DAVID LUIZ


Em abril deste ano, novo "gancho": 10 partidas por ter mordido o ombro do sérvio Branislav Ivanovic no empate em 2 a 2 entre Liverpool e Chelsea – uma reincidência, já que tinha cometido infração semelhante quando jogava pelo Ajax, da Holanda. O uruguaio empatou o jogo nos acréscimos, numa cabeçada em que se antecipou à marcação do brasileiro.

A ausência forçada em 18 partidas não foi suficiente para tirá-lo do posto de principal artilheiro do Liverpool na atualidade, com 38 gols em 77 jogos. O clube inglês, porém, novamente falhou em conseguir vaga na Liga dos Campeões ( pela quarta temporada consecutiva) e Suarez está muito perto de deixar a cidade dos Beatles.

Ironicamente, pode não ser o fim dos duelos com o brasileiro. Enquanto Suarez interessa ao Real Madrid, Luiz é uma das opções do Barcelona para tentar solucionar os problemas defensivos da equipe catalã.

Na Copa das Confederações, tanto Luiz quanto Luís jogaram três partidas. O uruguaio, naturalmente fez mais gols (3 a 0), mas mostrou precisão menor que a do brasileiro no quesito passes, em que Luiz teve mais passes completos (96 contra 29) e maior aproveitamento (77% contra 45%). O brasileiro fez mais faltas (3 a 1) e já levou um cartão amarelo, enquanto Suarez até agora não incomodou os juízes o suficiente. Luiz, por sinal, recebeu algumas críticas pela advertência no jogo com a Itália, quando recebeu o cartão com apenas sete minutos de jogo por causa de uma entrada em Balotelli.

"Vai ser um jogo muito interessante, o Uruguai é um adversário de tradição, precisa ser respeitado porque tem jogadores qualificados", afirma o zagueiro.

"O Brasil é um grande time e que vem se recuperando no cenário mundial. Tem jogadores interessantes como o Neymar e uma defesa forte", contou Suarez numa entrevista à TV Globo. Foi o máximo que Luiz e Luís falaram um do outro até agora.

É de se esperar que Luís provoque Luiz para tentar levar vantagem no Mineirão, dada o histórico de catimba uruguaia, mas as estatísticas disciplinares sugerem o contrário: na Liga Inglesa, Luiz coleciona 16 cartões amarelos, seis a menos que Luís. E enquanto o brasileiro é um raro caso de zagueiro que jamais foi expulso como profissional, Suarez já foi mandado mais cedo para os vestiários em duas ocasiões – ainda que única jogando pela Celeste tenha sido pela "defesa" contra Gana.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos