Ofuscados e acuados, patrocinadores cobram solução da Fifa sobre segurança
Fernando Duarte*Do UOL, em Salvador
A onda de protestos que tomou conta das principais cidades brasileiras nas últimas duas semanas está causando atritos entre a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e um grupo graúdo na cadeia alimentar do futebol: os patrocinadores, que cobraram um posicionamento mais ativo da entidade nas conversas com as autoridades brasileiras depois de as manifestações resultarem na inibição de atividades promocionais durante a Copa das Confederações e mesmo na intimidação de convidados VIPs para partidas.
O UOL Esporte apurou que executivos de algumas das principais marcas associadas à Copa das Confederações e à Copa do Mundo tiveram reuniões de emergência com a Fifa para buscar a uma alternativa para um problema duplo. Na área do marketing, além das manifestações terem jogado o futebol para um plano secundário na pauta da mídia brasileira e internacional, "ofuscando" as marcas envolvidas, patrocinadores tiveram nos últimos dias que abortar ações promocionais, temendo pela segurança de seu pessoal.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a exibição pública das partidas de quinta-feira foi cancelada. Rede Globo, Coca-Cola, Brahma e Hyundai montaram um telão na Avenida Presidente Vargas justamente para exibir suas marcas enquanto centenas de pessoas assistissem aos jogos. Com o protesto realizado na capital fluminense, o espaço do telão foi fechado e acabou depredado por manifestantes. Empresários não gostaram.
"As empresas investem milhões de dólares para associar a marca da competição e de repente não podem se beneficiar de forma apropriada do evento. Houve incômodo com uma percepção de que a Fifa estava hesitando para se pronunciar, ser vista no controle da situação", disse um executivo envolvido com um dos principais patrocinadores brasileiros do evento.
O outro ponto sensível é a exposição da grande quantidade de convidados especiais aos tumultos. O caso de Fortaleza foi considerado preocupante por um executivo ouvido pelo UOL Esporte: na partida de quarta-feira entre Brasil e México o esquema de segurança montado para impedir manifestações próximas ao estádio Castelão causou confusão logística e obrigou convidados a caminhar mais de 3 km para chegar ao estádio, em diversos momentos passando perto de manifestantes.
Convidados têm relatado cenas de intimidação, com alguns revelando ter ido à paisana para o estádio e aposentando o material promocional, o que também esconde as marcas dos patrocinadores. É importante ressaltar que a cobrança junto à Fifa tem se concentrado no entorno dos estádios. "A festa tem sido maravilhosa durante os jogos e muitos convidados, mesmo estrangeiros, vieram me falar de como ficaram encantados. Mas alguns também contaram que foram hostilizados por manifestantes e ficaram com medo", acrescentou o executivo.