Thiago Silva é o maior 'ladrão' e Neymar o 'fominha' da nova era Scolari

Fernando Duarte

Do UOL, em Brasília

  • Wander Roberto/VIPCOMM

    Thiago Silva com Neymar ao fundo durante treino da seleção brasileira

    Thiago Silva com Neymar ao fundo durante treino da seleção brasileira

Apesar dos esforços de Luiz Felipe Scolari em prol de mais coesão no meio de campo e por um Neymar mais "altruísta", um levantamento estatístico da seleção feito Datafolha revela que um zagueiro ainda é o melhor desarmador da seleção e que o atacante do Barcelona ainda tem uma tendência "fominha" e "perdulária".

De acordo com os números que levam em conta todas as sete partidas disputadas na era Felipão, incluindo os amistosos com Bolívia e Chile, restritos aos jogadores atuando em clubes brasileiros, o capitão Thiago Silva é o campeão de roubadas de bola entre os titulares, com média de 21 desarmes por partida.

Seu rival mais próximo é justamente o companheiro de zaga, David Luiz, cuja média é de 18 roubadas. O lateral-direito Daniel Alves vem em terceiro, com 16,2, ao passo que, entre os volantes mais usados por Felipão, o mais efetivo no desarme tem sido Paulinho, com 9,3 intervenções por partida.

Neymar é que mais tem chutado a gol, e a média de 4 tiros por partida reflete momentos como o primeiro tempo do amistoso contra a Inglaterra no Rio, quando o ex-santista tomou a iniciativa em praticamente todas as jogadas de bola parada. O segundo mais "fominha" é o Fred, com a média de dois chutes por jogo.

"Não me preocupo com estatísticas, o que quero é tentar fazer os gols. O que adiante chutar 10 e a bola não entrar?", questiona o jogador do Fluminense.

No entanto, o centroavante do Fluminense marcou quatro gols em cinco jogos com Felipão, ao passo que Neymar apenas deixou sua marca contra Bolívia e Chile, com três gols em sete jogos. Embora seus companheiros pareçam sempre procura-lo para passar a bola, Neymar não é o mais "procurado" nos passes. O destino preferido tem sido o lateral Daniel Alves, que recebe 46,8 bolas por partida, enquanto Neymar tem 36,7, mesmo jogando duas partidas a mais que o agora companheiro de Barcelona.

É Neymar quem também tem o maior número de dribles por jogo (4,1), bem à frente do segundo colocado, Hulk (1,8). No quesito das assistências, o maior "garçom" é Oscar, com 1,2 por partida, à frente de Neymar e Lucas (0,7). O ex-Santista é também que mais perde bolas: sua média é de mais 8 por jogo. Hulk com 4,8, é quem chega mais perto no ranking dos "perdulários".

A seleção estreia neste sábado na Copa das Confederações, às 16h, contra o Japão. O jogo, que será realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, terá acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos