Thiago Silva é o maior 'ladrão' e Neymar o 'fominha' da nova era Scolari
Fernando Duarte
Do UOL, em Brasília
-
Wander Roberto/VIPCOMM
Thiago Silva com Neymar ao fundo durante treino da seleção brasileira
Apesar dos esforços de Luiz Felipe Scolari em prol de mais coesão no meio de campo e por um Neymar mais "altruísta", um levantamento estatístico da seleção feito Datafolha revela que um zagueiro ainda é o melhor desarmador da seleção e que o atacante do Barcelona ainda tem uma tendência "fominha" e "perdulária".
De acordo com os números que levam em conta todas as sete partidas disputadas na era Felipão, incluindo os amistosos com Bolívia e Chile, restritos aos jogadores atuando em clubes brasileiros, o capitão Thiago Silva é o campeão de roubadas de bola entre os titulares, com média de 21 desarmes por partida.
Seu rival mais próximo é justamente o companheiro de zaga, David Luiz, cuja média é de 18 roubadas. O lateral-direito Daniel Alves vem em terceiro, com 16,2, ao passo que, entre os volantes mais usados por Felipão, o mais efetivo no desarme tem sido Paulinho, com 9,3 intervenções por partida.
Neymar é que mais tem chutado a gol, e a média de 4 tiros por partida reflete momentos como o primeiro tempo do amistoso contra a Inglaterra no Rio, quando o ex-santista tomou a iniciativa em praticamente todas as jogadas de bola parada. O segundo mais "fominha" é o Fred, com a média de dois chutes por jogo.
"Não me preocupo com estatísticas, o que quero é tentar fazer os gols. O que adiante chutar 10 e a bola não entrar?", questiona o jogador do Fluminense.
No entanto, o centroavante do Fluminense marcou quatro gols em cinco jogos com Felipão, ao passo que Neymar apenas deixou sua marca contra Bolívia e Chile, com três gols em sete jogos. Embora seus companheiros pareçam sempre procura-lo para passar a bola, Neymar não é o mais "procurado" nos passes. O destino preferido tem sido o lateral Daniel Alves, que recebe 46,8 bolas por partida, enquanto Neymar tem 36,7, mesmo jogando duas partidas a mais que o agora companheiro de Barcelona.
É Neymar quem também tem o maior número de dribles por jogo (4,1), bem à frente do segundo colocado, Hulk (1,8). No quesito das assistências, o maior "garçom" é Oscar, com 1,2 por partida, à frente de Neymar e Lucas (0,7). O ex-Santista é também que mais perde bolas: sua média é de mais 8 por jogo. Hulk com 4,8, é quem chega mais perto no ranking dos "perdulários".
A seleção estreia neste sábado na Copa das Confederações, às 16h, contra o Japão. O jogo, que será realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, terá acompanhamento do Placar UOL Esporte.