CBF faz remendo e esconde antigo patrocinador no uniforme
Fernando Duarte
Do UOL, em Goiânia
-
Flávio Florido/UOL
Neymar treina com remendo na camisa cobrindo antigo patrocinador
A troca repentina de um de seus principais patrocinadores força a seleção brasileira a usar uma camisa de treinos "remendada" na Copa das Confederações.
O UOL Esporte apurou que a Nike, fabricante do material esportivo da seleção, ainda não recebeu um pedido da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para efetuar a troca da Seara, que teve um rompimento litigioso, pela Sadia, a nova marca a ser estampada. Também foi informado à reportagem que não há mais tempo hábil para que o novo logo seja inserido nas camisas de treino antes do próximo sábado, quando começa o evento-teste da Copa do Mundo de 2014.
Assim, um dia após treinar com uniformes expondo a marca do antigo patrocinador e rival do atual, a CBF fez um remendo para evitar a gafe. Um adesivo branco foi colocado no lugar onde estava a logomarca da Seara.
Na última segunda-feira, a CBF anunciou acordo com BRF, dona da Sadia e da Perdigão. O acordo entre CBF e BRF prevê a divulgação das marcas da empresa no uniforme de treino do time e no cartaz que fica atrás dos jogadores e do técnico durante as entrevistas coletivas. Nesta quarta, o treino da seleção teve placas da Sadia.
A CBF alega que já estava fazendo as trocas de marcas em todo o material publicitário da seleção, mas que ainda não havia mexido nas camisas pelo fato de o contrato com a Seara ainda estar em vigor.
A chegada da Sadia terá influência já no material que a seleção vai usar na Copa do Mundo. O produto está nos primeiros estágios de confecção.
Regras da Fifa
No fim de maio, a CBF rompeu o contrato com a Seara depois de o frigorífico parar de fazer os pagamentos por enfrentar dificuldades financeiras – o compromisso tinha validade até 2026.
No último dia 10, foi anunciado um acordo da CBF com a Brasil Food, dona da Sadia, mas ainda assim a seleção treinou na tarde desta terça-feira usando a marca da Seara nas costas das camisas de jogadores e comissão técnica.
Durante a Copa das Confederações, a seleção usará também uma versão do uniforme de treino sem a logomarca dos patrocinadores. A Fifa (Federação Internacional de Futebol) exige que em treinos oficiais e dias de jogo os uniformes sejam "limpos", sem qualquer referência comercial a empresas que não tenham vínculo com a entidade máxima do futebol.
O Brasil abre a Copa das Confederações no próximo sábado, às 16h, contra o Japão. O jogo, marcado para o estádio Mané Garrincha, em Brasília, terá acompanhamento pelo Placar UOL Esporte.
Veja também
- Ex-técnico mexicano recorda vitória contra o Brasil, em 2005: 'Preguiçosos'
- Arnaldo Ribeiro: "O 'favoritaço' surgiu depois de Brasil x Espanha em 2013"
- Brasil x Espanha em 2013 despertou o complexo de pitbull do nosso futebol
- Mauro: "Copa das Confederações serviu para atrapalhar a seleção brasileira"