Deschamps diz que Neymar "de Felipão" é mais fácil de ser marcado

Fernando Duarte e Maurício Stycer

Do UOL, em Porto Alegre

  • Pascal Rossignol/Reuters

    Didier Deschamps elogiou o uso de Fred como centroavante mais fixo por Felipão

    Didier Deschamps elogiou o uso de Fred como centroavante mais fixo por Felipão

O treinador da seleção francesa, Didier Deschamps, disse que o uso de Neymar pelo meio na seleção brasileira torna mais fácil a tarefa de marcá-lo. Numa entrevista coletiva realizada na manhã deste sábado, Deschamps deu a opinião de que o jogador do Barcelona rende menos quando joga como um ponta-de-lança em vez de atuar mais pelo lado esquerdo.

Na partida da seleção contra a Inglaterra, no domingo passado o lado esquerdo foi ocupado por Hulk, com Neymar jogando mais perto de Fred. O ex-jogador do Santos  teve uma atuação discreta e por várias foi controlado pela marcação adversária.

?A impressão que me dá é que Neymar encontra mais dificuldades para sair da marcação quando joga mais pelo centro, atrás do atacante, em vez de utilizar a esquerda. Vi isso a partida de semana passada da seleção brasileira. Neymar me parece mais perigoso quando avança pelo lado esquerdo do campo. Acredito que é assim que ele deverá fazer no Barcelona?, ?cornetou? Deschamps, capitão da seleção francesa campeã mundial em 1998.
 
Na avaliação do treinador, o posicionamento usado por Scolari na semana faz com que Neymar por vezes receba a bola de costas para a defesa, dando mais tempo para que os marcadores se posicionem. ?Ele é mais fácil de ser marcado ali?, explicou o francês, possivelmente esperando um retorno do jogador do Barcelona para o lado esquerdo no amistoso de amanhã, na Arena Grêmio.
 
Deschamps, porém, elogiou o uso de Fred, jogador cuja passagem pelo futebol francês foi marcada por mais baixos que altos. ?Um time precisa de jogadores com características diferentes. Fred é um jogador que não sai muito da área, mas é para circular e fazer gols que ele tem sido escalado pelo Brasil e isso tem funcionado?, analisou Deschamps, referindo-se aos quatro gols em quatro jogos registrados pelo hoje atacante do Fluminense.
 
O francês teve que responder a uma série de perguntas sobre Lucas e disse que prefere esperar a primeira temporada completa do ex-sâopaulino para avaliá-lo um pouco melhor. ?Ele é um jogador que poderá ser sensacional, mas ainda é jovem e precisa se adaptar a um cultura futebolística diferente. O jogo na França é mais intenso e tem mais rigor tático que no Brasil?, disse.
 
Elogios, Deschamps rasgou para Thiago Silva, a quem classificou com um dos melhores zagueiros do mundo. ?Thiago aprendeu muita coisa no Milan. Além do bom posicionamento, tem aquela característica dos bons zagueiros do Brasil, de saber bater na bola. No PSG virou capitão e tem mostrado liderança?.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos