Técnico do Taiti considera "sonho" assédio de fãs mineiros: "tudo é novo"
Gabriel Duarte
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Gabriel Duarte/UOL
Técnico do Taiti, Eddy Etaeta (ao lado do atacante Chong Hue): surpresa com tratamento
Coletiva de imprensa, assédio de torcedores e overdose de futebol na televisão. Tudo isso é novo para a seleção do Taiti, que chegou à capital mineira na madrugada desta sexta-feira para a Copa das Confederações, e "vive um sonho", encontrando um clima bem diferente no Brasil do que em seu país, onde o selecionado não está acostumado a fãs e torcedores.
Na manhã desta sexta-feira, o técnico do Taiti, Eddy Etaeta, e o atacante Chong Hue concederam entrevista coletiva, em um hotel de Belo Horizonte e se disseram impressionados. "Tudo é novo para a gente. Lá não tem coletiva de imprensa e esse número de jornalistas. Pouco se fala da gente. É um verdadeiro sonho", disse o treinador, que comanda a seleção há três anos.
Segundo ele, o futebol tem pouco importância no país e, de acordo com Etaeta, no Brasil há mais fãs da seleção da Oceania do que no próprio Taiti. "Recebemos muitas mensagens de brasileiros falando da nossa seleção. É incrível que acho que temos mais torcedores aqui do que lá", brincou o técnico.
Etaeta disse que acompanhou o noticiário da manhã e ficou impressionada de como o futebol em espaço no cotidiano das pessoas, no Brasil. "Fiquei impressionado, realmente é uma paixão do brasileiro. É incrível como vocês falam de futebol", comentou o treinador.
O assédio de torcedores foi grande na porta do hotel. Principalmente de alunos de uma escola que fica ao lado onde é a concentração do Taiti. Jogadores desceram de seus quartos e distribuíram autógrafos em cadernos e até tênis de alguns estudantes que cercaram a porta do hotel.
"Vim da escola, fiquei sabendo de um colega que o Taiti estava aqui e peguei autógrafos" conta a estudante Hannah Natividade, de 12 anos, entusiasmada por ter pegado o autógrafo de 11 jogadores.
O Taiti está no grupo B da Confederações, junto com Espanha, Uruguai e Nigéria, com quem estreia dia 17, no Mineirão. A equipe inicia os treinamentos nesta sexta-feira, no centro de treinamento do América-MG, onde neste sábado irá fazer uma partida amistoso com os reservas do clube mineiro, segundo o treinador do Taiti.
DELEGAÇÃO DO TAITI DESPERTOU A ATENÇÃO DE TORCEDORES EM BH
-
A estudante Hannah Natividade, de 12 anos, não escondeu o entusiasmo depois de conseguir o autógrafos de 11 jogadores. "Vim da escola, fiquei sabendo de um colega que o Taiti estava aqui e peguei autógrafos", disse.