Suárez decide a favor do Uruguai e põe fim à maldição do 0 a 0 com a França

Do UOL, em São Paulo

  • Franck Fife/AFP Photo

    Luis Suárez comemora após abrir o marcador para o Uruguai no amistoso contra a França

    Luis Suárez comemora após abrir o marcador para o Uruguai no amistoso contra a França

Depois de um primeiro tempo de monotonia, o atacante Luis Suárez saiu do banco de reservas para dar ao Uruguai a vitória por 1 a 0 sobre a França, nesta quarta-feira, em amistoso no velho  estádio Centenário. A partida serviu à Celeste como teste para rodada das eliminatórias e para a Copa das Confederações. Por sua vez, representou o primeiro jogo dos blues em Montevidéu desde o Mundial de 1930.

O gol de Suárez no começo do segundo tempo encerrou uma longa sina de empates entre as duas seleções. Até o jogo desta quarta-feira, uruguaios e franceses vinham de uma impressionante série de quatro partidas com resultado de 0 a 0, sendo duas delas em Copas do Mundo [em 2002, na Coreia do Sul, e em 2010, na África do Sul].

No primeiro tempo, em 45 minutos de superioridade técnica francesa, o destaque individual ficou para o goleiro uruguaio Fernando Muslera, principalmente por boas intervenções em chutes de média distância de Valbuena e Payet. O arqueiro também brilhou em uma dividida na área, saindo nos pés de Gourcuff.  

Nesta quarta-feira, o técnico francês Didier Deschamps poupou muitos de seus jogadores titulares, que vinham jogando nas eliminatórias europeias para a Copa. Um deles foi o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, com problemas no joelho, que permaneceu no banco.

No lado uruguaio, por sua vez, o técnico Oscar Tabárez resolveu deixar o atacante Luis Suárez no banco no primeiro tempo. Como o jogador do Liverpool está suspenso do compromisso com a Venezuela nas eliminatórias, o treinador decidiu já testar a formação que vai a campo na partida da semana que vem.

Suárez veio a campo no segundo tempo, na vaga de Diego Forlán, e transformou o amistoso. Enfim fez o ataque funcionar e tramou boas ações em parceria com Edinson Cavani. Logo aos 4min o atacante do Liverpool recebeu lançamento de Maxi Pereira e tocou com o bico da chuteira na saída do goleiro francês Mandanda para fazer 1 a 0.

Derrotada em Montevidéu, a França segue em turnê pela América do Sul. O time de Deschamps agora se dirige ao Brasil, onde enfrenta a seleção de Luiz Felipe Scolari no domingo, em amistoso na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

URUGUAI E FRANÇA: LUTA COMPLICADA POR VAGA NA COPA 2014

Em situação delicada na reta final das eliminatórias sul-americanas para a Copa, atualmente fora da zona de classificação (6º lugar, com 13 pontos), o Uruguai tem compromisso decisivo diante da Venezuela fora de casa na próxima semana, dias antes da viagem ao Brasil para a Copa das Confederações.

Por sua vez, os franceses ocupam a segunda colocação no Grupo I das eliminatórias da Europa, um ponto atrás da campeã mundial Espanha. Somente o primeiro colocado da chave se classifica diretamente para a Copa, ao final da disputa, enquanto que o segundo lugar terá que buscar a vaga na repescagem.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos