Técnico e ídolo da Espanha lamentam baixa de Xabi Alonso no Brasil

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/GIUSEPPE CACACE

    Volante Xabi Alonso (à esquerda na foto) disputa lance na final da Eurocopa de 2012

    Volante Xabi Alonso (à esquerda na foto) disputa lance na final da Eurocopa de 2012

A Espanha perdeu um de seus mais experientes titulares para a disputa da Copa das Confederações no Brasil. O meia Xabi Alonso foi deixado de fora da lista definitiva apresentada pelo técnico Vicente del Bosque no último final de semana, em razão de um problema físico.

O jogador do Real Madrid estava presente na pré-relação de 26 nomes reunida por Del Bosque, mas pediu para ficar de fora.

"Não posso levar todos que merecem. Xabi Alonso foi absolutamente honesto comigo, me chamou e disse que não queria prejudicar a equipe, nem outro companheiro, porque não estava bem fisicamente", afirmou o treinador dos campeões da Europa nesta segunda-feira.

A baixa de Alonso para o torneio no Brasil também foi lamentada pelo meia Andrés Iniesta, uma das estrelas dos atuais campeões do mundo e da Europa.

"Pelo que representa, já é um jogador com mais de 100 jogos internacionais, com um grande peso, é uma baixa considerável. Esperamos que a gente não sinta. A ideia de jogo da seleção espanhola está acima dos jogadores", declarou o astro do Barcelona.

Sem o volante do Real Madrid, Del Bosque se dedicou a observações no último domingo. O treinador espanhol afirmou ter gostado do desempenho do Brasil no empate por 2 a 2 com a Inglaterra no Rio de Janeiro.

"Vimos Brasil contra a Inglaterra, foi uma grande partida, mas temos que pensar antes em outros rivais, como Uruguai, Nigéria e Taiti", afirmou Del Bosque sobre os rivais da Espanha na primeira fase da Copa das Confederações.

Antes de chegar ao Brasil, a seleção espanhola viaja nesta terça-feira para os Estados Unidos, onde tem partidas de preparação marcadas contra Haiti e Irlanda. Os campeões do mundo desembarcam em Recife em 12 de junho, quatro dias antes da estreia no torneio da Fifa.

Confira a lista da Espanha para a Copa das Confederações:
 
Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), Victor Valdes (Barcelona) e Pepe Reina (Liverpool)
Defensores: Alvaro Arbeloa (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Gerard Pique (Barcelona), Cesar Azpilicueta (Chelsea), Jordi Alba (Barcelona), Ignacio Monreal (Arsenal) e Raul Albiol (Real Madrid)
Meias: Javi Martinez (Bayern de Munique), Xavi (Barcelona), Andres Iniesta (Barcelona), Sergio Busquets (Barcelona), Santi Cazorla (Arsenal), Cesc Fabregas (Barcelona), David Villa (Barcelona), Juan Mata (Chelsea) e Jesus Navas (Sevilla),
Atacantes:  David Silva (Manchester City), Roberto Soldado (Valencia), Pedro (Barcelona) e Fernando Torres (Chelsea)

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos