Com a 10, Neymar marca mais, tem lampejos e não brilha no Maracanã

Paulo Passos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Daniel Marenco/Folhapress

    02.jun.2013 - Neymar fianliza e Joe Hart defende para a Inglaterra em amsitoso no Maracanã

    02.jun.2013 - Neymar fianliza e Joe Hart defende para a Inglaterra em amsitoso no Maracanã

O número da camisa de Neymar não foi a única novidade no empate do Brasil com a Inglaterra, no Maracanã. O atacante que vestiu a camisa 10 ao invés da 11, que normalmente usa na seleção e no Santos, esteve, principalmente no primeiro tempo da partida, numa função um pouco diferente no time de Luiz Felipe Scolari.

Como havia indicado o técnico, o astro, contratado pelo Barcelona na última segunda-feira, foi mais "operário" em campo. Ao menos tentou. Em alguns momentos da primeira etapa, chegava a ser o jogador mais próximo do meio-campo do quarteto que tinha ele, Fred, Hulk e Oscar. Marcando saída de bola dos rivais, fez até faltas.

A primeira aparição do astro na partida, porém, foi em um lance dentro da área, quase como centroavante, pegando um rebote de voleio, aos 4 minutos de jogo. Quando o time não tinha a bola, Neymar se preocupava em apertar a marcação em cima dos rivais. Poucas vezes, entretanto, chegava para dar o bote certeiro.

Com a bola nos pés, ensaiou seus dribles e incursões à área. Saindo de fora da área teve a jogada mais incisiva aos 22 minutos do primeiro tempo, quando entrou driblando pela esquerda e chutou para o gol. A bola passou perto do gol de Hart.

"Jogar com a 10 é uma honra, tantos craques jogaram com essa camisa. Nós estamos muito bem na partida, tem só que caprichar na finalização que a gente consegue o gol. Estou tentando abrir espaço na defesa deles, e estamos conseguindo. É só caprichar um pouco mais para conseguir a vitória", afirmou o jogador, em entrevista à TV Globo, na saída do primeiro tempo.

SEGUNDA VEZ COM A 10

  • Essa não foi a primeira vez de Neymar com a camisa que já foi de Pelé. Em 2011, no primeiro amistoso após o vexame da Copa América, ainda com Mano Menezes no comando da seleção brasileira, contra a Alemanha, ele usou a camisa 10. O Brasil perdeu o jogo por 3 a 2.

No intervalo do jogo, Neymar até apareceu mais. Isso porque os quatro telões do Maracanã exibiam comerciais. Em dois deles, da Volkswagen e da Nike, o astro era a principal estrela.

Quando o jogo retornou, Neymar teve uma atuação ainda mais apagada que no primeiro tempo. Chegou a jogar mais à frente, perto de Fred, mas pouco criou.

A estreia com a camisa da seleção no Maracanã não teve o brilho esperado. Ao menos, o astro conseguiu mostrar para o chefe que pode ser um pouco mais operário.

 

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos