Líderes da seleção, T. Silva e David Luiz saem em defesa de "alemães"

Fernando Duarte, Pedro Ivo Almeida e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • Alexandre Loureiro/VIPCOMM

     David Luiz, zagueiro do Chelsea, chega à concentração da seleção brasileira no Rio de Janeiro

    David Luiz, zagueiro do Chelsea, chega à concentração da seleção brasileira no Rio de Janeiro

Por meio do assessor de imprensa Rodrigo Paiva, a CBF mostrou sua insatisfação com a recusa do Bayern de Munique em liberar Dante e Luiz Gustavo para o início da preparação para a Copa das Confederações. Os dois principais líderes da seleção brasileira, em contrapartida, saíram em defesa dos dois "alemães", que correm o risco de serem até cortados da equipe.

Thiago Silva e David Luiz, titulares da zaga e capitães nos três amistosos em que Luiz Felipe Scolari pôde convocar sem restrições, pediram calma para ambos os lados no cabo-de-guerra.

O zagueiro do PSG, que nos tempos de Milan por algumas vezes se viu na linha de fogo entre a CBF e o clube italiano, eximiu Dante e Luiz Gustavo de culpa na situação e cobrou uma solução para futuros impasses.

"Está na hora de encontrar uma solução para este problema. Os jogadores ficam em uma situação difícil. Entendo perfeitamente que o clube [Bayern] queira contar com seus jogadores para uma final [da Copa Alemanha, neste sábado, véspera do amistoso da seleção com a Inglaterra, no Rio], e que a seleção também tenha suas prioridades, mas a pressão recai sobre os atletas", disse ele.

David adotou uma posição mais contemporizadora e menos belicosa que a linha oficial da CBF. A entidade está respaldada pelas regras da Fifa, que exigem a liberação dos atletas 14 dias antes do início de competições oficiais. No caso, justamente o sábado do jogo entre Bayern e Stuttgart, em Berlim, em que a equipe bávara, campeã alemã e europeia, luta por uma histórica tríplice coroa.

"Os dois jogadores lutaram para chegar a essa final e vão querer jogar, ao mesmo tempo em que certamente gostariam de estar aqui com a seleção. Não dá para culpá-los e espero que todo mundo se entenda", disse o zagueiro do Chelsea.

A situação de Dante e Luiz Gustavo, segundo informou a CBF, será decidida numa reunião da comissão técnica, marcada para a noite desta terça-feira. Nem o técnico Luiz Felipe Scolari nem o coordenador-técnico Carlos Alberto Parreira deram entrevistas na chegada da equipe ao Hotel Sheraton. A situação poderá ser resolvida de forma menos problemática se a CBF autorizar formalmente o atraso na apresentação junto à Fifa ou de forma mais drástica, com o corte dos jogadores e a convocação de dois substitutos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos