COL e governo proíbem caxirola em jogos da Copa das Confederações

Paulo Passos, Pedro Ivo Almeida, Ricardo Perrone e Vinicius Konchinski

DO UOL, no Rio de Janeiro

  • Andre Borges/FolhaPress

    Instrumento criado por Carlinhos Brown para a Copa é vetado para o torneio no Brasil

    Instrumento criado por Carlinhos Brown para a Copa é vetado para o torneio no Brasil

O uso da caxirola, instrumento criado para ser símbolo da Copa do Mundo de 2014, não será permitido em jogos da Copa das Confederações. Torcedores que forem aos estádios do torneio não poderão levar o chocalho desenvolvido pelo músico Carlinhos Brown e apoiado pelo governo federal.

A proibição do uso do instrumento foi comunicada nesta segunda-feira pelo chefe de segurança do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo), Hilário Medeiros. De acordo com ele, a proibição já vale para o jogo de inauguração do Maracanã, no domingo, e será estendida a todos os jogos do torneio-teste da Copa do Mundo de 2014.

"Não é permitida a entrada de torcedores com qualquer instrumento musical, e a caxirola entra neste quesito", explicou Medeiros. "Estamos adotando isso já nos jogos-testes e, na Copa das Confederações, essa regra também vai valer", disse, durante entrevista coletiva realizada no Maracanãzinho.

O chefe de segurança do COL afirmou que a proibição do uso do chocalho foi definida em conjunto pelo governo federal e o próprio COL. Medeiros disse que o veto ao instrumento foi motivado pela confusão que ele causou no primeiro jogo em que ele foi usado em um estado brasileiro.

No início deste mês, num jogo entre Bahia e Vitória realizado na Fonte Nova, torcedores insatisfeitos com o árbitro da partida acabaram atirando centenas de caxirolas no gramado.

CHUVA DE CAXIROLA EM PRIMEIRO TESTE DO INSTRUMENTO

  • Centenas de torcedores atiraram suas caxirolas no gramado no primeiro teste do instrumento em um estádio da Copa do Mundo de 2014

DILMA TOCA CAXIROLA

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos