Desempenho de trio pode encerrar jejum de 20 anos do Fluminense em Copas

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Bruno Haddad/Fluminense FC

    Fluminense não tinha três convocados para jogos oficiais da seleção desde 1985

    Fluminense não tinha três convocados para jogos oficiais da seleção desde 1985

Quinto clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira em Copas do Mundo, o Fluminense pode estar próximo de encerrar um jejum incômodo. Com três jogadores convocados para a disputa da Copa das Confederações, a equipe das Laranjeiras está bem perto de ter ao menos um representante em 2014, o que não acontece há 20 anos, quando Branco foi o lateral esquerdo na conquista do tetracampeonato.

Desde a primeira Copa do Mundo, o Fluminense já cedeu 30 jogadores à seleção. Antes do jejum atual, apenas nas edições de 1934 e 1990, ambas na Itália, a equipe carioca não teve representantes. Rebaixamento à série C, crise financeira, parceria com a Unimed e o ressurgimento com três títulos nacionais – dois Brasileiros e uma Copa do Brasil – marcaram a 'seca' tricolor na seleção, que pode estar perto do fim.

O goleiro Diego Cavalieri, o volante Jean e o atacante Fred foram testados em amistosos e agradaram ao técnico Luiz Felipe Scolari. Em boa fase, o camisa 9 marcou três vezes em três jogos, e foi praticamente confirmado pelo coordenador técnico Carlos Alberto Parreira em 2014. Porém, o desempenho do trio na Copa das Confederações também pesará na escolha para a próxima Copa do Mundo.

"Sempre passa um filme na nossa cabeça. Em 1994 eu via o Romário fazendo os gols e saía na rua gritando, depois vi o Ronaldo, vários atacantes fazendo gols pela seleção. Vi o que a seleção pode fazer com essa galera que assiste aos jogos na rua, que manda essa energia positiva", disse Fred, que será titular do Fluminense nas partidas das quartas de final da Libertadores.

Relação histórica
A ligação entre Fluminense e seleção brasileira remete ao início do futebol profissional no país. O estádio das Laranjeiras recebeu o primeiro jogo do escrete verde e amarelo – vitória por 2 a 0 sobre o Exeter City, da Inglaterra – e Oswaldo Gomes, atleta tricolor, marcou o primeiro gol da equipe. Em Copas, o primeiro tento também teve a marca do Flu. Preguinho marcou contra a antiga Iuguslávia na derrota por 2 a 1, em 1930.

Rivais também encaram jejum
Apesar de ser o maior, o jejum do Fluminense em Copas não é único no Rio de Janeiro. Botafogo e Vasco tiveram representantes pela última vez em 1998. O time de General Severiano teve o zagueiro Gonçalves e o atacante Bebeto na lista, enquanto Carlos Germano foi convocado enquanto defendia o time de São Januário. O Flamengo foi representado em 2010 pelo volante Kléberson.

VEJA TODOS OS CONVOCADOS DO FLU NA HISTÓRIA DAS COPAS

  • 1930: Velloso, Ivan Mariz, Fortes, Fernando Giudicelli e Preguinho; 1934: Batatais, Machado, Romeu, Hércules e Tim; 1950: Castilho; 1954: Castilho, Didi, Veludo e Pinheiro; 1958: Castilho; 1962: Castilho, Jair Marinho e Altair; 1966: Denílson e Altair; 1970: Félix e Marco Antônio; 1974: Marco Antônio; 1978: Edinho e Rivellino; 1982: Edinho; 1986: Branco e Paulo Vítor; 1994: Branco

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos