Itaipava não pode ser vendida na Arena Pernambuco e nem na Fonte Nova
Aiuri Rebello
Do UOL, em Brasília
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AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA
Fonte Nova, em Salvador, teve seus "naming rights" adquiridos pelo Grupo Petrópolis
O Grupo Petrópolis, dono da cerveja Itaipava, anunciou oficialmente na manhã desta segunda-feira (20) a compra dos "naming rights" (direito ao nome) da Arena Pernambuco, no Recife, conforme noticiado na sexta-feira (17). Apesar de batizar o estádio, que agora se chama Itaipava Arena Pernambuco, o grupo não poderá vender seu principal produto dentro do estádio, a cerveja.
O mesmo já acontece com outro dos estádios da Copa de 2014 que a empresa adquiriu os "naming rights", a Fonte Nova, em Salvador. Na arena, inaugurada em março deste ano, a única cerveja vendida é sem álcool. De acordo com o diretor de Mercado da cervejaria, Douglas Costa, a aquisição dos "naming rights" da Fonte Nova e da Arena Pernambuco faz parte de uma estratégia de expansão da marca no Nordeste, que constrói novas fábricas em Pernambuco e na Bahia. Apesar disso, o executivo não esconde a expectativa de que a venda de bebidas alcoólicas dentro do estádio seja liberada pelo governo de Pernambuco.
"É claro que o nosso negócio principal é a venda de cerveja, mas em um primeiro momento isso não é tão importante", afirmou Costa durante o anúncio oficial. "Pra nós, a aquisição do nome vale por si só. Podemos trabalhar a nossa marca no estádio e vender nossas linhas de bebidas não-alcoólicas, como refrigerantes e energéticos", minimizou o impedimento Costa.
"Temos estudos de que a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios não é um problema", emendou André Sá, diretor de marketing da nova arena. "Com a proibição, os torcedores atrasam a entrada no estádio para poder beber do lado de fora, o que geral um gargalo de público na entrada, além de confusão", disse ele. "Além disso, é comum o contrabando de bebidas para dentro do estádio. Assim, é melhor liberar a venda de forma controlada e sob supervisão". afirmou Sá.
Apesar disso, o secretário de Comunicação do governo de Pernambuco foi categórico: "A venda de bebidas alcoólicas dentro do estádio não foi e nem será liberada", afirmou ele. "Aqui no Recife existe um consenso da opinião pública e do governo que a venda de bebidas alcoólicas nos estádios aumenta a violência e o número de ocorrências policiais durante as partidas de futebol", afirmou o secretário. "Isso não vai mudar".
De acordo com o governo, a proibição será suspensa durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, mas volta a valer fora dos eventos.
Segundo o governo, em Pernambuco as ocorrências nos estádios de futebol caíram a partir de 2007, quando entrou em vigor a lei estadual que proibiu a venda de bebida nos estádios de futebol. Naquele ano, houve 468 registros e em 2010 foram 112 casos. A violência teve seu maior índice no estado em 2005, com 1.643 casos.
O acordo
A Itaipava pagará R$ 10 milhões por anos nos próximos dez anos para ter direito a nomear a Arena Pernambuco. Na área externa, a cervejaria possui todo o espaço publicitário. No interior do estádio, terá direito a 60% de todo o espaço de propaganda. O valor é o mesmo do fechado para nomear a Fonte Nova.
A cervejaria pretende ainda patrocinar campeonatos estaduais no nordeste, e diz que negocia os nomes dos estádios do Corinthians, em São Paulo, e do Mineirão, em Belo Horizonte.