Parreira 'confirma' seis nomes na Copa de 2014 e diz que crê em Adriano

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Flavio Florido/UOL

    Coordenador técnico Carlos Alberto Parreira (d) 'confirmou' Fred na lista para a Copa do Mundo

    Coordenador técnico Carlos Alberto Parreira (d) 'confirmou' Fred na lista para a Copa do Mundo

O coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, praticamente confirmou alguns nomes na lista de convocados da Copa do Mundo de 2014. Em entrevista ao jornal Extra, o ex-treinador declarou que os jogadores chamados para a disputa da Copa das Confederações, na próxima terça-feira, serão a base do mundial do ano seguinte.

O braço direito do técnico Luiz Felipe Scolari também declarou que a Espanha é a favorita no torneio que começa em junho, e que acredita na recuperação do atacante Adriano, atualmente sem clube.

"Não somos [favoritos na Copa das Confederações], até pela posição no ranking da Fifa (19º). O favoritismo é da Espanha. Mas tem que respeitar a camisa amarela", disse Parreira, que praticamente confirmou seis nomes na convocação da seleção à próxima Copa do Mundo.

"Thiago (Silva) e David Luiz são nomes que com certeza serão convocados. Daniel (Alves), Julio (Cesar), Fred, Neymar... Aí temos que ver Kaká, Luís Fabiano, Leandro (Damião)... Temos algumas decisões difíceis. Quer ver uma? Kaká e Ronaldinho. Tem gente que acha que nenhum dos dois deve ser convocado. Outros acham que os dois devem. Muita gente acha que um deve e, o outro, não", disse o coordenador técnico da seleção.

Parreira, que comandou Adriano na seleção brasileira na eliminação para a França, na Copa do Mundo de 2006, também declarou que acredita na recuperação do jogador. Sem se mostrar 'traído' pelo desempenho do atacante naquela edição do Mundial, o coordenador técnico declarou que 'as portas estão abertas' se o centroavante voltar a jogar em alto nível.

"Lá dentro, tem que haver uma chama. Embora esteja pequenininha, vamos botar um combustível pra ela voltar a subir. A gente tem que dar um crédito ao ser humano. Acho que sempre depende só dele. Começou ali. Era o Imperador até a Copa. Mas chegou fora do peso, desmotivado. Jogando o que jogou, ele estaria brigando por uma vaga na seleção brasileira. Não adianta falar e postar. Provando que está recuperado, é evidente que as portas estão abertas", disse.

Além de elogiar a postura de Neymar e apontar Corinthians, Fluminense e Atlético-MG como melhores equipes do futebol brasileiro, Parreira disse que 'não sabe explicar' a razão de Ronaldinho, em sua visão, não repetir na seleção brasileira as boas atuações que tem em seus clubes.

"Essa resposta eu não consigo te dar. É uma pergunta que está no ar há uns oito anos. Também aconteceu na Copa de 2006, lembra? Era o melhor jogador do mundo. Era o Messi do momento. Chegou à Copa como a grande esperança de ser o melhor da competição. E, você viu, ficou muito aquém da expectativa. Agora, convocamos. O primeiro amistoso, a gente entende. Estava fora de forma. Depois, jogou bem contra a Bolívia, mas eu esperava mais contra o Chile".

Na próxima terça, além da convocação à Copa das Confederações, Parreira estará ao lado de Felipão e do auxiliar Flávio Murtosa em uma visita para conhecer as instalações da Escola de Educação Física do Exército, na Urca.O local será a casa de treinamento da Seleção Brasileira durante a primeira parte da preparação para a Copa das Confederações, no Rio de Janeiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos