Jairzinho diz que futebol brasileiro vive seu pior momento da história

Das agências internacionais, no Rio de Janeiro

  • Leandro Marins/Folha Imagem

    Craque brasileiro dos anos 60 e 70, Jairzinho não gosta do atual momento do futebol nacional

    Craque brasileiro dos anos 60 e 70, Jairzinho não gosta do atual momento do futebol nacional

Campeão do mundo pelo Brasil na Copa de 1970 no México, o ex-atacante Jairzinho afirmou nesta quinta-feira que o futebol nacional vive 'seu pior momento da história', já que depende de um único jogador, o jovem Neymar.

"Estamos vivendo o pior momento da história do futebol brasileiro. Chegamos a cinco títulos, mas agora, infelizmente, desde o último campeonato (vencido, em 2002) houve um regresso", declarou Jairzinho, apelidado de Furacão na Copa de 70.

De acordo com Jairzinho, o Brasil estava 'acostumado' a produzir de cinco a dez estrelas de nível mundial a cada geração, mas na atualidade só tem uma, o atacante do Santos. "Hoje só temos um jogador, que é Neymar. Isso é preocupante, nos deixa em uma situação de desiquilíbrio em relação ao que o Brasil poderá fazer no Mundial e na Copa das Confederações", disse.

Jairzinho, que integrou uma geração de craques brasileiros como Garrincha, Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres, Gérson, entre outros, apontou Alemanha e Argentina como favoritos para vencer o Mundial de 2014 no Brasil.

"O futebol alemão parece agora o melhor do mundo, o Bayern de Munique tem dado um grande exemplo", citou Jair, lembrando da classificação do time bávaro conquistado sobre o Barcelona após placar agregado de 7 a 0 nas semifinais sobre o Barcelona.

Atualmente, a seleção brasileira comandada pelo técnico Felipão ocupa a 19ª colocação no ranking da Fifa, sua pior posição na história desde que foi criado pela entidade, no ano de 1993.

Seleção brasileira
Seleção brasileira

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos