Em teste, Mineirão tem problemas de ingressos, acesso e transporte

Paulo Passos

Do UOL, em Belo Horizonte

  • João Miranda/UOL

    Estádio do Mineirão recebe torcedores nesta quarta-feira para o amistoso entre Brasil e Chile

    Estádio do Mineirão recebe torcedores nesta quarta-feira para o amistoso entre Brasil e Chile

Usado pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa) como um evento-teste para os jogos do Mundial e, principalmente, da Copa das Confederações, que começa em junho, o amistoso entre Brasil e Chile, nesta quarta-feira, teve falhas em alguns dos itens avaliados. Em três das 14operações testadas foram registrados os maiores problemas: ingressos, acesso ao estádio e trânsito.

"Claro que temos coisas a evoluir. Por isso a Fifa pede que os estádios estejam prontos o quanto antes.  Ainda não testamos todas as operações (foram 14 áreas testadas), mas o número vai aumentar no próximo evento", avaliou o diretor-executivo do COL, Ricardo Trade.

O Mineirão será uma das seis sedes da Copa das Confederações, que acontece em junho. Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Brasília também terão eventos de teste antes do torneio.

TRÂNSITO TRAVA E ÔNIBUS CHEGA ANTES QUE CARRO

  • O trânsito lento e em alguns momentos parado no caminho para o estádio foi o problema que afetou mais pessoas no amistoso desta quarta. A organização do evento tentou incentivar os torcedores a evitarem carros para o deslocamento ao local da partida. Assim como acontece em jogos da Copa do Mundo, a área ao redor do estádio, um quilômetro, foi cercada e nela veículos não podiam circular. Mesmo assim, grande parte do público foi de carro e levou mais de uma hora em meia para se deslocar do centro de Belo Horizonte para o estádio, num trecho de 10 quilômetros. Quem optou pelo ônibus disponibilizado pela prefeitura, sofreu menos, mas tampouco escapou dos trechos de trânsito lento. A reportagem do UOL Esporte andou em um dos 62 veículos disponibilizados pela empresa pública de transporte de Belo Horizonte, que tinham acesso a um corredor exclusivo para ônibus. A passagem custava R$ 2,8 e o trajeto de 10 quilômetros levou exatos 45 minutos. Depois, o torcedor precisou caminhar por cerca de 10 minutos para chegar no estádio.

FILA E GENTE DE FORA NO INÍCIO DO JOGO

  • Quando o árbitro Carlos Amarilla deu início ao jogo entre Brasil e Chile muitos torcedores ainda estavam na fila para entrar no Mineirão. Seguindo padrões da Fifa, a organização do jogo colocou três barreiras para a revisão dos pertences do público. A maior fila acontecia na revisão dos bilhetes, em todos os portões. O público da partida foi de 53.331 pessoas. Grande parte se atrasou no trânsito e chegou ao Mineirão próximo do início da partida, agravando o problema da demora para entrar no estádio. "Levamos mais de 40 minutos só na fila", reclamou a estudante Isabela Albano.

BRIGA POR LUGAR E INGRESSOS COM NUMERAÇÃO INCORRETA

  • Antes do jogo começar e até durante a bola rolando houve confusão em pontos do Mineirão por disputa de lugares, que são cadeiras marcadas. Alguns torcedores sentaram em locais que não os que estavam nos seus ingressos e quando o verdadeiro dono do assento chegava tinham que ser retirados pelos seguranças privados. "É um processo de educação do torcedor que vai evoluir", afirmou Trade. Em alguns casos, porém, o erro foi da organização do evento. Isso porque alguns ingressos vinham sem identificação de lugar ou com dados equivocados.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos