Justiça age, concede liminar ao MP e proíbe demolição do Júlio Delamare

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Julio César Guimarães/UOL

    Vista aérea do Julio Delamare; parque ganha sobrevida com liminar

    Vista aérea do Julio Delamare; parque ganha sobrevida com liminar

A demolição de mais uma parte do Parque Aquático Júlio Delamare, prevista para a manhã desta quarta-feira, não será realizada. A Justiça concedeu liminar ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e, com isso, os planos dos responsáveis pelas obras do Maracanã não poderão ter sequência. A decisão da Justiça aconteceu após pedido do MP na madrugada desta quarta. A resposta favorável veio de maneira rápida e um oficial de justiça está no local para impedir qualquer movimentação de máquinas para colocar abaixo o Centro de Treinamento de Saltos Ornamentais Carlos Arthur Nuzman.

O MP entrou com pedido após ser informado de que algumas instalações do parque foram destruídas na terça-feira. As antigas bilheterias, onde funcionavam as federações estaduais de handebol e caratê, acabaram demolidas.

O Parque Aquático Julio Delamare foi oficialmente fechado no dia 1º de abril. Um dos melhores centros de natação do país, o espaço foi desativado pelo governo do Rio de Janeiro para que o Maracanã possa receber os jogos da Copa das Confederações, assim como ocorreu há três meses como o Estádio de Atletismo Célio de Barros.

Construídos na década de 1970, o Julio Delamare e o Célio de Barros já receberam as principais competições de esportes aquáticos e atletismo do país. Até o fechamento, ambos também serviram de local de treinamento de grandes atletas e até de esportistas que são esperança de medalha para o Brasil na Olimpíada de 2016, que acontecerá no próprio Rio.

Por causa das obras de reforma do Maracanã para a Copa do Mundo e de exigências da Fifa para a realização de seus torneios no estádio, no entanto, a entrada de atletas nos dois locais está proibida a partir desta semana. Quem lá treinava, está agora obrigado a buscar uma alternativa ou então permanecerá "desalojado".

A licitação do controle do Maracanã prevê a construção de um novo parque aquático e pista de atletismo perto do estádio. Até que isso esteja pronto - não há previsão oficial de data -, esportistas do atletismo poderão treinar na pista anexa ao Engenhão. Já os da natação devem treinar em clubes da Zona Norte do Rio, como o América.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos