Obra do Maracanã atrasa de novo e será entregue a 22 dias do torneio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • REUTERS/Erica Ramalho/Government of Rio de Janeiro/Handout

    Reforma do Maracanã começou em 2010 e está cerca de 90% concluída

    Reforma do Maracanã começou em 2010 e está cerca de 90% concluída

O contrato para a reforma do Maracanã ganhou seu nono aditivo. Com isso, o prazo para a conclusão das obras no estádio foi estendido para 24 de maio, ou seja, 22 dias antes do início da Copa das Confederações.

O extrato do aditivo foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O complemento ao contrato foi assinado no dia 28 de fevereiro, dia em que o governo pretendia concluir a reforma do estádio, que receberá jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014.

Como a obra não ficou pronta, a duração do contrato firmado com o Consórcio Maracanã Rio 2014, formado pela Odebrecht e a Andrade Gutierrez, foi estendida. Agora, a data para o final da obra prevista do acordo entre governo e empresas supera em quase um mês a última previsão de conclusão informada à Fifa, dia 27 de abril.

Inicialmente, a Fifa havia dito que os estádios da Copa das Confederações deveriam estar prontos em fevereiro. Isso não aconteceu e a entidade máxima do futebol estendeu o prazo para conclusão das obras até o dia 15 de abril. No início deste mês, porém, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, concordou que o Maracanã fosse entregue no dia 27.

Dias antes de anunciar essa data, contudo, governo e Consórcio Maracanã assinaram um novo aditivo da reforma do Maracanã. Com ele, formalmente, as construtoras responsáveis pela reforma só tem que concluir o trabalho no dia 24 de maio.

O Maracanã está em obras desde 2010. O plano inicial era reforma-lo por R$ 600 milhões e concluir as obras em dezembro de 2012. A obra no estádio já comprometeu cerca de R$ 932 milhões dos cofres estaduais. De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, a extensão do contrato não acarretará aumento de custo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos