Fifa diz que lances polêmicos decididos pela tecnologia de linha do gol serão exibidos nos estádios

Das agências internacionais

Em Edimburgo (Escócia)

  • AFP PHOTO/ALEXANDER JOE

    "Agora que temos essa tecnologia, temos que ser transparentes", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter

    "Agora que temos essa tecnologia, temos que ser transparentes", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter

A Fifa anunciou nesta sexta-feira que todos os lances polêmicos esclarecidos pela nova tecnologia de linha do gol, adotada recentemente pela entidade, serão exibidos em telões nos estádios, para que não haja dúvidas aos torcedores.

"Nada deve ser mantido em segredo. Agora que temos essa tecnologia que mostra se foi ou não foi gol, temos que ser transparentes. Caso contrário, não há motivo para adotá-la", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

"Isso é algo que precisamos no futebol. Temos quatro sistemas (de linha do gol) e seria tolice que os torcedores não pudessem usufruir disso", completou o dirigente.

A tecnologia de linha do gol foi aprovada pela Fifa no final do ano passado, após uma série de incidentes controversos - inclusive em Copa do Mundo.

A princípio, a entidade havia decidido não exibir os lances polêmicos em telões, para não pressionar os árbitros. Após decisão da International Board (organização que decide as regras do futebol), porém, a Fifa mudou de ideia.

As novas tecnologias adotadas pela entidade máxima do futebol já foram usadas no último Mundial de Clubes da Fifa, quando o Corinthians sagrou-se campeão contra o Chelsea (Inglaterra), no Japão.

Os sistemas que identificam se a bola entrou ou não no gol serão adotados na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014, ambas no Brasil.

CONHEÇA COMO FUNCIONA A BOLA TECNOLÓGICA

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos