Em 2014, feiras e eventos em São Paulo serão transferidos do período da Copa
Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo
-
Flavio Florido/UOL
Jerome Valcke, da Fifa, conduz sorteio da Copa das Confederações, primeiro evento ligado à Copa na cidade
A maioria das feiras e eventos corporativos de 2014 em São Paulo teve datas mudadas para não coincidir com o período de Copa do Mundo. O objetivo é evitar conflito com acontecimentos ligados ao Mundial marcados para hotéis da cidade. A informação é da ABIH (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis), de São Paulo.
Um exemplo é a Francal, feita de calçados, que é realizada no Anhembi. Em 2013, ela ocorreá de 9 a 12 de julho, mas essas datas coincidiram com o período da Copa. No dia 9, por exemplo, está marcada a semifinal do Mundial no Itaquerão.
"Não haverá nenhum daqueles grandes eventos no Anhembi. E também nenhum daqueles grandes treinamentos corporativos de empresa será feita nesta época para evitar ocupação de hotéis e de seus auditórios", explicou o presidente da ABIH-SP, Bruno Omori.
Isso foi decidido por um grupo que analisa medidas logísticas para a Copa. Segundo Omori, a definição terá impacto porque São paulo recebe 80% das feiras do país. A estimativa do executivo é de que são mais de 10 mil eventos em auditórios em São Paulo, espalhados por mais de 400 hotéis.
"Esse calendário vai ser apertado no próximo ano. Sem o mês da Copa, o provável é que esse calendário comece antes do carnaval, ao contrário do que ocorre nos outros anos, para que caiba tudo", destacou Omori.
Durante a Copa, os hotéis devem ter eventos de patrocinadores do Mundial e organizações da competição, entre outras empresas ligadas a promoções da competição. A transferência das feitas e eventos corporativos dá força a tese de mudança da data da parada gay.
Haverá uma negociação entre a prefeitura de São Paulo e os organizadores da parada para determinar um dia. Mas a data tradicional, que é no domingo de Corpus Christi, deve se tornar inviável porque é véspera de uma partida do Mundial.