Governo do RJ dá 10 dias para que indígenas desocupem Museu do Índio
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Indígenas prometem resistir ao projeto de demolição do prédio de antigo museu, ao lado do Maracanã
O governo do Rio de Janeiro notificou nesta sexta-feira os indígenas que ocupam a área do antigo Museu do Índio. Na notificação, o Estado dá um prazo de dez dias para que todos deixem o local e a liberem o prédio para que ele seja demolido.
O antigo Museu do Índio fica ao lado do Maracanã. O governo do Rio, atual proprietário do imóvel, quer derrubar o prédio para a realização de obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014.
A notificação do Estado foi feita um dia depois da Justiça pedir a manifestação do governo federal sobre o assunto. O desembargador federal Raldênio Bonifácio Costa, que analisa um pedido de impedimento da demolição feito pelo MPF (Ministério Público Federal) e pela DPU (Defensoria Pública da União), determinou que nada seja feito na área do museu até o posicionamento da União.
O prazo para que a União se manifeste sobre o assunto também é de dez dias.
Construído no século XIX, o prédio do antigo Museu do Índio também foi sede do antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio). Depois de ficar anos abandonado, ele foi ocupado por indígenas que querem transforma-lo em um centro cultural.