Governo do RJ dá 10 dias para que indígenas desocupem Museu do Índio

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    Indígenas prometem resistir ao projeto de demolição do prédio de antigo museu, ao lado do Maracanã

    Indígenas prometem resistir ao projeto de demolição do prédio de antigo museu, ao lado do Maracanã

O governo do Rio de Janeiro notificou nesta sexta-feira os indígenas que ocupam a área do antigo Museu do Índio. Na notificação, o Estado dá um prazo de dez dias para que todos deixem o local e a liberem o prédio para que ele seja demolido.

O antigo Museu do Índio fica ao lado do Maracanã. O governo do Rio, atual proprietário do imóvel, quer derrubar o prédio para a realização de obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014.

A notificação do Estado foi feita um dia depois da Justiça pedir a manifestação do governo federal sobre o assunto. O desembargador federal Raldênio Bonifácio Costa, que analisa um pedido de impedimento da demolição feito pelo MPF (Ministério Público Federal) e pela DPU (Defensoria Pública da União), determinou que nada seja feito na área do museu até o posicionamento da União.

O prazo para que a União se manifeste sobre o assunto também é de dez dias.

Construído no século XIX, o prédio do antigo Museu do Índio também foi sede do antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio). Depois de ficar anos abandonado, ele foi ocupado por indígenas que querem transforma-lo em um centro cultural.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos