Jogo do Mineiro e show de Elton John devem servir de teste do Mineirão para Copa das Confederações

Julio César Rezende

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Rodrigo Lima/UOL

    Entregue sexta-feira, o Mineirão passará por dois eventos teste da Fifa antes da Copa das Confederações

    Entregue sexta-feira, o Mineirão passará por dois eventos teste da Fifa antes da Copa das Confederações

Palco da Copa das Confederações, o Mineirão, que foi reaberto em cerimônia realizada na tarde dessa sexta-feira, será submetido a dois eventos testes antes da competição, que ocorrerá entre 15 e 30 de junho. De acordo com o governo de Minas, um jogo do Campeonato Mineiro e o show do cantor Elton John, marcado para o estádio em 9 de março, podem servir para a avaliação da Fifa.

Mineirão é entregue à população com festa política e "clima" de disputa eleitoral

  • Rodrigo Lima/UOL

    Futebol e política se misturaram na solenidade de reinauguração do Mineirão, na tarde desta sexta-feira, na capital mineira, quando a presidenta Dilma Roussef dividiu espaço com o senador Aécio Neves, um dos nomes cotados para se candidatar à Presidência, pelo PSDB, em 2014, mesmo ano da Copa do Mundo. O governador mineiro Antônio Augusto Anastasia fez questão de dar um tom político ao seu pronunciamento, destacando os avanços nos setores econômico e social. Dilma, inicialmente garantiu um momento esportivo, quando iniciou sua fala reproduzindo o grito de guerra, que ela ouvira várias vezes antes: "Ô o Mineirão voltou, o Mineirão voltou". Mas ela também não se furtou a falar de política, enfatizando o investimento federal.

De acordo com o secretário extraordinário da Copa de Minas, Tiago Lacerda, o clássico Cruzeiro e Atlético, que será o jogo inaugural do Mineirão, no dia 3 de fevereiro, não servirá de teste para a Copa das Confederações.

"O Comitê Organizador da Copa irá ceder de 10 a 15 pessoas de seu quadro para uma operação conjunta. Não vai servir de evento teste, porque um evento teste também tem de ter colaboradores da Fifa envolvido", observou Tiago Lacerda.

O secretário disse que o amistoso entre Brasil e França, que ocorrerá no Mineirão em 9 de junho, dificilmente será escolhido teste por causa da proximidade com a Copa das Confederações. "Então, provavelmente algum jogo do Campeonato Mineiro será encarado como evento teste", afirmou.

Segundo Tiago Lacerda, está sendo discutido pelo governo de Minas se o outro teste do novo Mineirão será realizado em outro jogo ou se num evento musical. O secretário crê que a apresentação do cantor e compositor Elton John pode ser o escolhido.

"O outro teste pode ser um jogo ou até um show musical. E o show musical que já temos marcado para o primeiro semestre de 2013 é o do Elton John. Então, será avaliado se o show do Elton John será evento de teste ou não", ressaltou Tiago Lacerda.

As obras do Mineirão custaram R$ 665 milhões e o deixaram bem diferente do estilo do antigo estádio. Com a parte interna toda reformada, o público terá 98 camarotes, além de estacionamento, bares e museu como grandes novidades.

Os vestiários do estádio, que receberão os times mandantes e visitantes também passaram por grande reforma e modernização, com a instalação, por exemplo, de 11 banheiras de hidromassagem em cada um.

O anel do Mineirão foi todo reformado, com a instalação de 62.170 cadeiras mil cadeiras foram trocadas, delimitando o público do estádio para as partidas de futebol. Com o objetivo de melhorar a visibilidade para todos os torcedores presentes à nova Arena, o gramado foi rebaixado em 3,4 metros. Um museu do futebol brasileiro também será criado a partir de fevereiro, na parte interna do estádio.

O local só deverá ter sua funcionalidade normal em 2014, onde receberá a calçada da fama e ficará aberto em dias sem jogos, para visitação. O Cruzeiro, que assinou contrato comercial com a Minas Arena, utilizará o local para contar a sua história e homenageará ex-jogadores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos