Fifa confirma primeira reunião com Marin na próxima quarta-feira, na Suíça

Do UOL, em São Paulo

  • Agência Brasil

    José Maria Marin assumiu o cargo no COL após renúncia de Ricardo Teixeira

    José Maria Marin assumiu o cargo no COL após renúncia de Ricardo Teixeira

O presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, José Maria Marin, participa no próximo dia 28, em Zurique (Suíça), de sua primeira reunião na Fifa após assumir o cargo. Ele estará presente à reunião do Comitê Organizador para a Copa do Mundo da FIFA, que é responsável por monitorar a organização das edições da Copa do Mundo da Fifa, segundo informações divulgadas pela entidade que controla o futebol mundial. 

Além de Marin, estará presente na reunião o diretor executivo de operações do COL, Ricardo Trade. A presença de Marco Polo Del Nero, novo membro do Comitê Executivo da Fifa, que assumiu o cargo em substituição a Ricardo Teixeira, que renunciou na última segunda-feira, não teve a sua presença confirmada, embora a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) tenha anunciado que o cartola paulista também estará presente.

Jpsé Maria Marin também assumiu o cargo de presidente da CBF, no último dia 12 de março, também ocupando um posto que era de Ricardo Teixeira. Segundo informações do Blog do Perrone, em visita realizada nesta quarta ao Congresso Nacional, o cartola mostrou, enfim, uma diferença em relação a seu antecessor. O novo presidente da CBF disse aos deputados que a prioridade da confederação passa a ser conquistar a Copa de 2014.

Então, como comandante da entidade, suas atenções estarão voltadas para a seleção brasileira. Teixeira se dedicava quase que exclusivamente ao Mundial. A imagem da CBF acabava se misturando com a do COL. Até a criação do cargo de diretor de seleções, inaugurado no início do ano e ocupado por Andrés Sanchez, o time nacional ficou em segundo plano.

Assim como o ex-presidente, Marin comanda também o COL, mas demonstrou mais interesse em conquistar o hexa do que seu antecessor. Nas entrelinhas, ficam duas mensagens, uma para Mano Menezes e outra para os dirigentes de clubes. O foco na seleção significa mais pressão para o técnico.

Obras da Copa
Obras da Copa

Já o fato de a prioridade da entidade ser a conquista do Mundial pode ser um indício de que o presidente topa dar mais espaço para os clubes na administração do Brasileirão. Dessa forma, a CBF pode se concentrar na seleção.

Esse é o desejo dos clubes que sonham com a criação de uma liga. A ideia, porém, não agrada a Marco Polo Del Nero. Braço direito de Marin, ele acompanhou o dirigente em Brasília, assim como cartolas de Brasília, Goiás e do Tocantins.

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos