Inspeção da Arena da Baixada é marcada por otimismo, mas indefinições continuam

Do UOL, em Curitiba

  • Divulgação/Atlético-PR

    Obras de retirada da cobertura da Arena da Baixada estão quase concluídas

    Obras de retirada da cobertura da Arena da Baixada estão quase concluídas

A visita, nesta quinta-feira, de membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, à Arena da Baixada, foi marcada por declarações otimistas quanto ao cumprimento dos prazos para conclusão das obras do estádio do Atlético-PR. Tanto para os representantes da Fifa, quando para os membros da organização na cidade, o estádio ficará pronto a tempo.

"O prazo exigido pela Fifa de entrega do estádio em dezembro de 2013 é plenamente factível", disse  o diretor executivo de operações e competições do COL,  Ricardo Trade.

O otimismo, porém, contrasta com várias indefinições, que não foram esclarecidas durante a visita. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, ainda não liberou o financiamento de R$ 123 milhões necessários para as obras. A primeira parcela é esperada para este mês.

A liberação depende das garantias que o clube terá que dar à Fomento do Paraná, autarquia do Governo do Paraná, que intermediará o empréstimo e o repassará ao Atlético.

Uma parte da garantia será dada por meio dos títulos de potencial construtivo, no valor de R$ 100 milhões, mas este valor não é suficiente. Por isso, o clube terá que empanhar parte de seu patrimônio, provelmente o CT do Caju. Esta decisão será discutida na semana que vem, em uma reunião do Conselho Deliberativo atleticano.

Cerca de 40 técnicos do COL inspecionaram nesta manhã as obras do estádio, que está em fase de desmonte. Já foram retiradas as cadeiras e o telhado e agora os operários removem a parte metálica, que sustentava a cobertura.

O prazo para conclusão das obras, estabelecido pelo Fifa, é dezembro de 2013, mas as autoridades locais trabalham com um tempo menor: dezembro deste ano, com inauguração prevista para o dia 29 de março de 2013, dia do aniversário de Curitiba.

"Permanece o cronograma. Temos certeza que a obra estará concluída", disse o secretário especial do município, Luíz Carvalho, ao site Gazeta do Povo Online



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos