Um dia antes de votação da Lei Geral, Valcke muda discurso e pede desculpas

Do UOL, em São Paulo

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Valcke disse no sábado que Rebelo foi "infantil", mas hoje recuou

    Valcke disse no sábado que Rebelo foi "infantil", mas hoje recuou

O pedido de desculpas oficial do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao governo brasileiro, mostra uma repentina mudança de comportamento do francês justamente um dia antes da votação da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014.

MINISTRO PEDE AFASTAMENTO DE VALCKE

  • O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviou nesta segunda à Fifa uma carta pedindo o afastamento do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, das negociações sobre a Copa de 2014. Na carta, o ministro diz que o governo brasileiro não pode mais aceitá-lo como interlocutor após suas declarações sobre a preparação do país para o Mundial.

Valcke causou indignação do governo brasileiro na última sexta-feira, quando disse que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la e que merecia "um chute no traseiro" para acelerar o andamento das obras.

No sábado, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, convocou uma entrevista coletiva para anunciar que não aceitaria mais Valcke como interlocutor da Fifa para assuntos ligados à Copa de 2014, em carta enviada hoje.

No mesmo dia da coletiva, Valcke demonstrou indiferença com a ameaça e disse que a atitude era "infantil".

"Se o resultado [de minhas declarações] é que não querem mais falar comigo, se não sou a pessoa com quem querem trabalhar, então é um pouco infantil. Vou viajar ao Brasil", falou, naquela oportunidade.

Hoje, no entanto, sua atitude foi completamente diferente. Depois da carta oficial de Rebelo com o pedido de seu afastamento, Valcke enviou um pedido formal de desculpas ao governo brasileiro na noite desta segunda-feira.

Ele tentou se explicar ao argumentar que expressão "se donner un coup de pied aux fesses" é corriqueira em seu país-natal, a França, para pedir que se "acelere o ritmo" de algo. Valcke argumenta que a expressão foi traduzida ao pé da letra para o português e que isso gerou "interpretações incorretas".

A votação da Lei Geral ocorre nesta terça-feira. Governo e parlamentares terão que destravar alguns pontos, como a autorização para venda de bebidas alcoólicas em estádios que abrigarão o torneio e a responsabilidade civil do governo federal em caso de catástrofes naturais e atos de terrorismo.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, Aldo Rebelo ainda "está digerindo" a rápida resposta de Valcke e não vai se pronunciar hoje sobre o assunto.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos