Governo deverá responder até esta terça se aceita desculpas de secretário-geral da Fifa

Vinícius Segalla

em São Paulo

  • Juca Varella/Folhapress

    Aldo Rebelo enviou à Fifa um pedido formal de afastamento de Jérôme Valcke

    Aldo Rebelo enviou à Fifa um pedido formal de afastamento de Jérôme Valcke

O Ministério do Esporte informou que recebeu o pedido de desculpas do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e que o ministro Aldo Rebelo deverá responder nesta terça-feira se aceita ou não as explicações do cartola francês.

Na última sexta-feira, Valcke afirmou que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que em organizá-la. Disse também que organizadores do Mundial precisavam de "um chute no traseiro". No sábado, Aldo Rebelo convocou uma entrevista coletiva para anunciar que não aceitaria mais Valcke como interlocutor da Fifa para assuntos ligados à Copa de 2014.

Nesta segunda-feira, após manifestações indignadas de outras autoridades brasileiras, o Jérôme Valcke classificou, em um primeiro momento, a reação brasileira de "um pouco infantil". Posteriormente, publicou uma nota com um pedido de desculpas, alegando ter sido mal interpretado em suas palavras e vítima de uma tradução (suas declarações foram feitas em francês) que fez uso de palavras "muito mais ofensivas".

O secretário-geral tem visita marcada ao Brasil para a semana que vem, quando deverá visitar as obras voltadas para a Copa em algumas cidades brasileiras. Caso o Brasil mantenha a exigência de substituição de interlocutor, a viagem não teria razão de ser. Nesta segunda-feira, sem ainda conehcer a posição do governo brasileiro diante de suas justificativas, Valcke confirmou a visita ao Brasil.

CONFIRA O QUE DISSERAM ALGUNS POLÍTICOS SOBRE A FRASE DE VALCKE

Romário, Deputado Federal "Quando o Valcke usou a expressão 'dar um chute no traseiro', considerei mal colocada e no mínimo mal educada"
Álvaro Dias, Senador "Não fosse um desrespeito ao Brasil a expressão por ele utilizada, não fosse uma afronta à dignidade nacional quando ele se refere a chute, eu gostaria até de emprestar a ele a chuteira que eu já dependurei há algum tempo, porque, evidentemente, não fosse o desrespeito, nós teríamos que apoiá-lo relativamente ao que diz"
José Sarney, Presidente do Senado "O Aldo Rebelo não falou somente em seu nome, nem do ministério nem do governo brasileiro, falou em nome de todo o povo brasileiro e do nosso sentimento dessa intromissão indevida"
Renan Filho, Dep. Federal e pres. da Comissão da Lei Geral "Manifesto meu repúdio em relação às declarações feitas pelo secretário- geral da FIFA, Jérôme Valcke a respeito da organização das Copas do Mundo e das Confederações no Brasil. Nenhuma instituição, governo ou pessoa está livre de críticas. Contudo, enquanto interlocutor da FIFA com o governo brasileiro, é inadmissível que o secretário-geral faça uso de expressões inconsequentes, deselegantes e de linguajar chulo"
Marco Maia, pres. da Câmara "É uma declaração que merece na verdade que a gente dê um chute daqui para lá. De volta. E que repudie qualquer tipo de declaração desse nível em relação à preparação da Copa pelo Brasil"
Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos