Governo comete gafe e manda carta à Fifa para endereço errado
Luiz Paulo Montes e Vinicius Konchinski
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
Mensagem de ministro mostra insatisfação de governo com secretário-geral da Fifa
O Ministério do Esporte enviou nesta segunda-feira uma carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, pedindo o afastamento do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, das negociações sobre a Copa do Mundo de 2014. A atitude firme do governo brasileiro, porém, tem um erro primário: o endereço da correspondência está errado.
A carta assinada pelo ministro Aldo Rebelo foi enviada para a sede da Fifa em Lausanne, na Suíça. A Fifa, entretanto, fica em Zurique, também na Suíça.
Lausanne é, na verdade, a cidade-sede do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O Ministério do Esporte confirmou o equívoco. Disse, em um primeiro momento, que ele ocorreu porque, em cartas de Blatter recebidas no passado, o presidente da Fifa escrevia de Lausanne. O ministério informou também que o erro não prejudicará o recebimento da carta já que ela foi enviada por e-mail. Sua entrega já foi confirmada.
Horas depois, o ministério divulgou uma nota oficial acerca do assunto, informando que "o erro inicial sobre a cidade foi da assessoria técnica do Ministério, que confundiu a sede da FIFA, Zurique, com a sede do COI, Lausanne. O equívoco já foi corrigido".
Confira a íntegra da carta, com o endereço errado:
VALCKE PEDE DESCULPAS AO BRASIL
-
O secretário-geral da Fifa, o francês Jeróme Valcke, deu resposta imediata após o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, enviar à Fifa (Federação Internacional de Futebol), um pedido oficial de seu afastamento como interlocutor para assuntos da Copa-2014.
O dirigente francês enviou um pedido formal de desculpas ao governo brasileiro na noite desta segunda-feira após dizer que o país merecia "um chute no traseiro" para acelerar os andamentos das obras para o Mundial.
Brasília, 5 de março de 2012
A Sua Excelência o Senhor
JOSEPH SEPP BLATTER
Presidente da Fifa
Lausanne-Suíça
Senhor Presidente,
1. Ao longo dos últimos anos, especialmente com a aproximação da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil, as relações entre o Governo Brasileiro e a Fifa têm se pautado pelo mais alto nível de respeito, cordialidade e reciprocidade.
2. O Brasil sempre se portou, tanto na candidatura como na organização do mundial, de forma correta e consciente da sua capacidade de realizar a XX Copa do Mundo de Futebol.
3. Assim sendo, recebemos com espanto as inapropriadas declarações do senhor Jérôme Valcke nos últimos dias à imprensa internacional. A forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa.
4. Diante desta realidade, o Governo Brasileiro não pode mais aceitar, nas suas tratativas com a Fifa, o Senhor Jérôme Valcke como interlocutor durante a preparação desse mundial.
5. Estamos empenhados e confiantes na construção de uma grande Copa.
Com apreço,
ALDO REBELO
Ministro de Estado de Esporte
Governo da República Federativa do Brasil