Falta de documentação barra troca definitiva dos dutos do Itaquerão

Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo*

A novela para a retirada dos dutos da Petrobras da área do Itaquerão ganhou mais um capítulo nesta semana. A solução definitiva para o problema, que deveria acontecer na última quinta-feira, atrasou por questões burocráticas e, agora, só deve ocorrer no mês que vem.

Segundo a construtora Odebrecht, responsável pela obra do estádio que abrirá a Copa de 2014, os dutos que cruzam o canteiro de obras ainda não foram retirados por problemas burocráticos. Uma nova tubulação que substituirá esses dutos já foi instalada em uma área mais distante do estádio. Entretanto, ela ainda não está funcionando por falta da documentação necessária.

Para que ela passe a funcionar é necessária uma autorização da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). Essa autorização ainda não saiu.

Procurada pelo UOL, a ANP informou na sexta-feira que ainda não recebeu nenhum pedido para a operação no novo duto. A Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras que deveria fazer o pedido, ainda não apresentou os documentos necessários para realizar a operação nos dutos recém-instalados.

A Transpetro, por sua vez, informou que ainda está providenciando esses documentos. Não disse quando eles estarão prontos.

Quando toda a documentação for apresentada, a ANP ainda terá um mês para avaliar o pedido de operação nos novo dutos. Isso quer dizer que a operação final da retirada das tubulações na só deve ocorrer no mês que vem, cerca de 30 dias depois do previsto inicialmente pela Odebrecht.

Apesar de tudo isso, a construtora mantém seu cronograma de obras. Ela disse que o problema não vai alterar a data de entrega do estádio, programada para o fim de 2013.

Orçada em R$ 890 milhões, a obra do estádio do Corinthians conta atualmente com quase 1.200 trabalhadores. Os operários estão divididos em três turnos e trabalham quase 24 horas por dia.

De acordo com um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), em janeiro deste ano, o Itaquerão tinha 23% de sua obra executada.

*Atualizada às 10h30

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos