Governador do RS recebe ligação da AG e ganha garantia de obras do Beira-Rio

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação

    Tarso Genro divulgou vídeo e revelou contato com alto escalação da Andrade Gutierrez

    Tarso Genro divulgou vídeo e revelou contato com alto escalação da Andrade Gutierrez

O impasse entre Internacional, Andrade Gutierrez e Banrisul pode estar perto do fim. Nesta sexta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro recebeu uma ligação do presidente do conselho de administração da construtora, Sérgio Andrade. Na conversa, o executivo assegurou que as negociações com o banco gaúcho irão evoluir. E as obras no estádio Beira-Rio ocorrerão em tempo para a Copa do Mundo de 2014.

"O presidente [do Conselho de administração] da AG, Sérgio Andrade, me ligou dizendo que a Andrade Gutierrez continua na relação pré-contratual, que o estádio ficará pronto no momento necessário para a Copa ser realizada. E que as garantias necessárias serão apresentadas ao Banrisul para que o Banrisul continue integrando este negócio. Creio que o próximo passo é uma conversa da Andrade Gutierrez com o Banrisul. Para qual eu já orientei o presidente Tulio Zamin [mandatário do banco gaúcho", disse Tarso, através de um vídeo publicado na internet.

Desde o final da semana passada, o Rio Grande do Sul remói o atraso das obras no Beira-Rio. A divulgação do vídeo - um formato incomum para manifestação do Estado, é uma clara tentativa de acalmar os ânimos.

"Então acho que várias possibilidades estão se encaminhando. E vamos trabalhar todos juntos para que tenhamos um final positivo. Para Copa ser no RS, no Beira-Rio. E que o Rio grande do Sul tenha uma grande visibilidade internacional, mais uma vez, com a realização da Copa no nosso Estado", discursou o governador.

A ligação do alto escalão da empreiteira pode ser um reflexo da pressão política da presidente Dilma Rousseff. Na última terça, ela entrou em contato com executivos da Andrade Gutierrez exigindo o desenrolar do negócio em curto prazo. Em Porto Alegre, no mesmo dia, o prefeito José Fortunati deu um prazo de 30 dias para o fim do caso.

Andrade Gutierrez e Inter negociam a reforma do Beira-Rio desde o começo de 2011. De dezembro para cá, a construtora busca parceiros para bancar a maior parte dos 330 milhões previstos para a ampliação de arquibancadas, cobertura do estádio e construção de um edifício garagem.

O impasse atual é da construtora com o Banrisul. O banco gaúcho foi procurado para ser uma espécie de avalista junto ao BNDES. É o órgão federal que vai repassar cerca de 240 milhões por empréstimo. O negócio não evoluiu após a Andrade Gutierrez apresentar apenas 20% de garantias financeiras para o valor.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos