Andrade Gutierrez confirma garantias financeiras e assegura Beira-Rio na Copa de 2014

Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo

A construtora Andrade Gutierrez encerrou nesta sexta-feira a novela que impede o início da reforma do Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. A empresa anunciou em nota que conseguiu as garantias financeiras necessárias para acessar os recursos do BNDES necessários para a obra e assegurou que o estádio do Inter receberá jogos do Mundial.

Parada há mais de 250 dias, a obra era a maior dúvida dentre todas em execução para a Copa. Discussões sobre o contrato da empresa com o clube e a burocracia envolvida no empréstimo de R$ 240 milhões do BNDES fizeram com que políticos do Rio Grande do Sul cogitassem transferir os jogos do Mundial para a Arena do Grêmio, também em obras.

Nesta sexta-feira, porém, a construtora informou ter dado um passo decisivo para a reforma e garantiu o Beira-Rio na Copa de 2014. "Estas garantias [financeiras] formais asseguram a execução das obras em tempo hábil para que o estádio sedie jogos da Copa do Mundo de 2014", informou em nota à imprensa.

A construtora também disse na nota que, em breve, será definida a data de assinatura do contrato com o Inter para o início das obras, assim como o cronograma da reforma.

Mais cedo, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, revelou em um vídeo divulgado na internet que as negociações com a Andrade Gutierrez tinham avançado. No vídeo, ele disse que havia recebido uma ligação do presidente do conselho da construtora, Sérgio Andrade, que o comunicou dos progressos.

"O presidente [do Conselho de administração] da AG, Sérgio Andrade, me ligou dizendo que a Andrade Gutierrez continua na relação pré-contratual, que o estádio ficará pronto no momento necessário para a Copa ser realizada. E que as garantias necessárias serão apresentadas ao Banrisul para que o Banrisul continue integrando este negócio", disse Tarso.

Andrade Gutierrez e Inter negociam a reforma do Beira-Rio desde o começo de 2011. De dezembro para cá, a construtora buscava parceiros para bancar a maior parte dos R$ 330 milhões previstos para a ampliação de arquibancadas, cobertura do estádio e construção de um edifício garagem.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos