Protesto na internet reúne 5 mil pessoas contra proposta da Lei Geral da Copa

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Fifa tem pressionado o governo brasileiro pela aprovação da Lei Geral da Copa

    Fifa tem pressionado o governo brasileiro pela aprovação da Lei Geral da Copa

A Lei Geral da Copa, que será votada por comissão especial da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, tem encontrado resistência entre a população brasileira. Mais de 5 mil pessoas participaram de um protesto nas redes sociais organizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Organização Terra de Direitos contra a possível aprovação da proposta.

“Esperamos que os deputados levem em conta esta pressão da sociedade. O protesto cumpriu seu papel e a sociedade está ciente do que está acontecendo”, disse Guilherme Varella, advogado do Idec. “Os deputados ficarão sabendo [do protesto] e, se aprovarem a lei nesta terça, estarão aprovando uma lei contrária às vigentes no país”.

A Fifa tem pressionado o governo brasileiro para a aprovação da Lei Geral da Copa, que já passou por vários adiamentos. O principal entrave do texto diz respeito à responsabilidade civil da União, já que a entidade esportiva quer que o país dê garantias de ressarcimento caso algum desastre natural ou ataque terrorista prejudique o Mundial.

Outros pontos polêmicos, como os valores de meia-entrada nos ingressos para idosos e estudantes e as desapropriações para a construção das obras da Copa, também tem sido criticados pelas entidades que organizaram o protesto desta segunda-feira.

“Existe um discurso público que fala sobre a grandiosidade da Copa, sobre como ela é importante para o país do futebol. É um discurso arrebatador, mas por trás dele existem inúmeras consequencias. Ninguém nega a importância cultural, econômica ou esportiva. Mas Copa feita desta maneira não dá jogo para ninguém”, afirmou Varella.

A aprovação da Comissão Especial é apenas uma etapa pela qual o projeto será submetido. Caso seja aprovada nesta terça-feira, a proposta da Lei Geral da Copa ainda precisará passar por votações no plenário e pelo Senado antes de chegar à presidência.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos